Press "Enter" to skip to content

Região Metropolitana de Goiânia ganha 132 novos ônibus

Última atualização 14/10/2024 | 16:03

Nesta segunda-feira, 14, a Região Metropolitana de Goiânia recebeu a entrega de 132 novos ônibus para o transporte coletivo. A apresentação dos veículos foi realizada no estacionamento do Estádio Serra Dourada, com a presença do governador Ronaldo Caiado. Esses veículos são parte do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que visa renovar e melhorar a frota de ônibus da região.
 
“Veículos com esse padrão de qualidade e conforto voltam a dar dignidade para as pessoas que usam o transporte público. São frutos de um trabalho de longo prazo, estruturado desde o começo da gestão”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, destacando que todos os veículos são equipados com ar-condicionado.
 
A nova remessa finaliza o primeiro lote para a renovação da frota de ônibus, totalizando 200 novos veículos dentro do projeto Nova RMTC. Em agosto, foram destinados outros 68 ônibus ao Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste. O investimento totalizou R$ 230 milhões, compartilhado entre o Governo do Estado, municípios e concessionárias.
 
Até o final de 2025, o número de novos veículos incorporados à Nova RMTC chegará a 400, atendendo quase 90 mil pessoas diariamente. “É importante a nossa parceria com esses prefeitos que têm a mesma sensibilidade pelo transporte público. Do contrário, teríamos um colapso”, destacou Caiado, mencionando a decisão de manter o custo da passagem congelado em R$ 4,30 desde 2019.
 
A nova frota tem baixa emissão de carbono, com cerca de 10% dos ônibus sendo elétricos e o restante no padrão Euro 6. “A frota toda tem ar-condicionado e vai trazer muito mais conforto para o cidadão”, reforçou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. Além disso, a reformulação inclui linhas novas, integração entre terminais e uso de novas tecnologias na bilhetagem.
 
Parte do Novo Plano Operacional da RMTC, a ação é resultado de estudos de demanda, origens e destinos que viabilizaram melhorias na quantidade e tipologia da frota. “É um projeto audacioso, que o Governo e as prefeituras da Região Metropolitana estão aplicando. Não só uma nova frota, mas novos abrigos de ônibus, novos terminais, novas estações”, destacou o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa.
 
A nova frota foi pensada também para facilitar a identificação das linhas pelos usuários. Os ônibus serão classificados por cores: verde, veículo do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul, linha alimentadora (REC e RIS); e cinza, rede estrutural dos corredores (RLC e RRG). Os detalhes foram conferidos pelo governador Ronaldo Caiado, que vistoriou o interior dos veículos, ao lado do vice-governador Daniel Vilela e outras autoridades.