Press "Enter" to skip to content

Região Norte recebe mutirão neste fim de semana

Última atualização 02/06/2017 | 17:37

O primeiro mutirão da Prefeitura de Goiânia, na atual gestão, será realizado na região Norte da Capital neste fim de semana, 3 e 4 de junho. A estrutura do evento foi montada na avenida Eurico Viana, divisa entre setores Mansões Goianas e Parque das Flores e abertura será feita pelo prefeito Iris Rezende, às 8h. A entrevista coletiva com o chefe do Executivo está marcada para às 08h10.

Nos estandes serão oferecidos à população atendimentos nas áreas de saúde, cuidados com a beleza, orientação jurídica, emissão de documentos, atividades educativas, esportivas e de lazer. Além disso, 15 bairros da região recebem serviços de infraestrutura e limpeza. Cada pasta da administração terá espaço para oferecer atendimentos e mostrar o trabalho que é desenvolvido diariamente por toda a cidade.

Saúde

Um consultório móvel com cerca de 40 m² concentrará os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta da estrutura, que é inédita neste tipo de ação do município, é facilitar o atendimento e oferecer mais comodidade a quem procurar o evento. Além dos serviços no “trailer da Saúde”, ações externas ao Mutirão também serão realizadas na região norte, como a retomada das obras do Centro Integrado de Assistência Municipal de Saúde (Ciams) Urias Magalhães e a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Quem procurar os serviços de saúde no Mutirão poderá realizar testes oftalmológicos e realizar exames de triagem para doenças crônicas. Exame que mede o nível de colesterol sanguíneo e eletrocardiograma também serão disponibilizados durante o evento. Para as pessoas dos grupos prioritários que deixaram para última hora, uma sala de vacinas vai oferecer doses contra a gripe.

Amma

Criado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, em 5 de junho de 2005, um dos maiores programas de plantio voluntário estará de volta durnte o Mutirão. A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai disponibilizar mais de 2,5 mil mudas de árvores. Além disso, o órgão ambiental também realizará oficinas de educação ambiental, registros de denúncias, consultas e andamentos de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização.

Comurg

Desde o dia 29, equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão trabalhando a todo vapor nas imediações da região norte. Estão sendo realizados serviços como remoção de entulhos e galhadas descartados clandestinamente em vias públicas, roçagem de mato alto, poda de árvores, poda de grama de praças e canteiros, manutenção em equipamentos de ginástica e brinquedos, infraestrutura e limpeza em geral.

Diversos setores estão sendo beneficiados, entre eles o Loteamentos Granja Brasil, Cruzeiro do Sul, Panorama Park, José Viandelli, Parque das Nações, Jardim Ipê, Mansões Goiânia, Jardim Diamantina, Urias Magalhães, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Roriz, Parque das Flores, Jardim Balneário Meia-Ponte e os Residenciais Balneário, Parque Balneário, Licardino Ney, Mirante, Itália, das Acácias e Humaitá.

Guarda

As crianças que participarem do Mutirão e visitarem o estande da Guarda Civil Metropolitana (GCM) serão orientadas sobre a prevenção ao uso de drogas pelos agentes do Programa Anjos da Guarda.

Durante os dois dias, a equipe do Programa Anjos da Guarda realizará um trabalho lúdico com as crianças e adolescentes. Os guardas municipais farão a segurança do local com 50 homens, realizará apresentações com a banda de música da corporação e promoverá um trabalho recreativo de interação com as crianças.

Procon Goiânia

Para a ocasião, o órgão disponibilizou dez servidores para orientar sobre os direitos dos consumidores. Além do trabalho de informação, o Procon Goiânia receberá denúncias, atenderá as reclamações e instaurará processos referentes as demandas recebidas durante o Mutirão da Região Norte.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) participará com obras, serviços e atividades esportivas e educacionais. As ações têm como objetivo envolver a comunidade, levar cidadania e qualidade de vida à população.

Nesta semana, pelo Programa Escola Viva, foram reformadas duas instituições, a Escola Municipal Hebert José de Souza e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Balneário Meia Ponte. As unidades educacionais receberam pintura geral, revisão elétrica e hidráulica, limpeza geral, revisão de telhados, substituição de lâmpadas e vidros. Outras quatro escolas e três Cmeis da região também passaram por intervenções.

Os estandes da SME incluem oficinas de alimentação saudável e horta escolar, pintura facial de crianças, jogos de língua portuguesa e contação de histórias com fantoches. Os visitantes terão acesso também a atividades de recreação, como amarelinha, pernas de pau, xadrez, cabo de guerra, pula elástico, peteca, corrida de saco, golzinho e voleibol.

Durante o Mutirão, apresentações artísticas de música e dança de alunos da rede municipal de ensino estão programadas. Educandos das escolas municipais Maria Helena Batista Bretas e Agripina Teixeira Magalhães realizam o plantio de 100 mudas de árvores no Parque Itália.

Infraestrutura

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) já estão realizando diversas ações na Região Norte de Goiânia, especificamente no Jardim Balneário Meia Ponte. Serviços como manutenção de bocas de lobo e asfáltica, por meio da Operação Tapa-Buracos, recuperação de meios-fios, troca de lâmpadas e a revisão da iluminação do bosque do Residencial Itália já estão em andamento nos bairros da região.

A pasta também vai executar obras de recapeamento asfáltico na Avenida Eurico Viana e em sua extensão, a Avenida Nerópolis. Além disso, as unidades educacionais da região também estão recebendo cuidados especiais, oito escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão sendo atendidos pela secretaria. Os serviços executados são de pintura geral, manutenção elétrica, hidráulica e do telhado e demarcação de quadras.

Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) preparou uma série de atividades culturais e um estande que emitirá documentos como carteiras de identidade, carteiras de estudante, ID Jovem e Carteiras de Passe Livre para pessoas com deficiência.

A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial realizará apresentações culturais de rodas de capoeira, samba de roda e congada. Na ocasião, também serão oferecidas assessoria jurídica em direitos humanos e palestras sobre igualdade racial. Por sua vez, a Assessoria LGBT da Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará uma ação com psicólogos para atender as pessoas que queiram tirar dúvidas sobre orientação sexual e de gênero.

Outros benefícios levados para a comunidade da região Norte pela SMDHPA é a confecção de carteiras de estudante e o ID Jovem – documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual -, que serão emitidos pela Superintendência da Juventude. Além disso, os participantes poderão emitir a Carteira de Passe Livre para pessoas com deficiência. Já em parceria com o Sine Municipal, a pasta prepara um guichê para orientações a respeito de vagas de emprego.

Outra novidade é a apresentação do Rally da Acessibilidade. No local, será montado uma pista cenográfica para que o público possa vivenciar o dia a dia de um deficiente visual e físico, com o manuseio de bengalas e cadeira de rodas.

Assistência Social

Durante a frente de serviços itinerante, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará as inscrições para o casamento comunitário da Prefeitura de Goiânia, que está marcado para ser celebrado em dezembro deste ano. Além disso, no Mutirão, a população terá acesso aos serviços de cuidados com a beleza, orientação jurídica e esclarecimento sobre programas sociais. No Espaço Beleza, 20 cabeleireiros, sete maquiadores e uma desing de sobrancelhas participarão da ação. O estande do órgão também contará com oficinas gratuitas de artesanato.

Na parte dos programas sociais, a pasta disponibilizará cinco profissionais para esclarecer e orientar o público quanto ao Cadastro Único. O CadÚnico possui em Goiânia nove modalidades diferentes de programas sociais: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Benefício de Prestação Continuada; Isenção de taxa de inscrição para concurso público; Telefone Popular; Tarifa Social para Energia Elétrica; IdJovem; Carteira do Idoso e Aposentadoria para dona de casa. Também será disponibilizado dois apoios jurídicos para esclarecer dúvidas sobre programas sociais.