De acordo com pesquisadores da Universidade de Strathclyde, na Escócia, alguns estados e cidades do Brasil podem ter alcançado a imunidade coletiva contra o novo coronavírus. Rio de Janeiro e São Paulo apresentariam indícios de ter chegado no limiar dos casos, mas risco de contágio não está descartado por esse fator.
Mas o que é imunidade coletiva?
Segundos os pesquisadores, essa imunidade coletiva é atingida quando o vírus não consegue mais continuar a se propagar com força porque não há pessoas vulneráveis em número suficiente para sustentar uma epidemia. Assim, os contágios se tornam esporádicos, mas continuam.
Em algumas cidades do mundo os casos diários estão diminuindo. São os casos de Rio de Janeiro, São Paulo e de Manaus, por exemplo, conforme o estudo. No mundo, Nova York, Londres e Mumbai, na Índia.
Apesar da descoberta, os cientistas reforçam que essa imunidade coletiva não deve orientar políticas de governo. Países afetados pelo coronavírus, como Espanha e Brasil, não têm mais do que 10% da população infectada, o que faz com que o número de vulneráveis seja considerável. As pessoas continuam aptas a se contaminarem e correrem risco de vida.