Registros de nuvens funil no Paraná: entenda os estágios iniciais da formação de tornados.

registros-de-nuvens-funil-no-parana3A-entenda-os-estagios-iniciais-da-formacao-de-tornados

Estágio inicial da formação de um tornado, nuvem funil foi registrada ao menos cinco vezes em menos de dois meses no Paraná. Segundo Simepar, a nuvem só se transforma no fenômeno caso alcance o solo e provoque ventos fortes. O registro aconteceu em Santo Antônio do Caiuá, no noroeste do estado.

Em menos de dois meses, o Paraná teve ao menos cinco registros de nuvens funil. O mais recente aconteceu neste domingo (15) em Santo Antônio do Caiuá, no noroeste do estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a nuvem funil é o estágio inicial da formação de um tornado. O meteorologista Samuel Braun explica que a nuvem só se transforma no fenômeno caso alcance o solo e provoque ventos fortes.

O registro foi feito pela Larissa Moreira, que mora em Paranavaí, mas estava em uma chácara na família em Santo Antônio do Caiuá quando avistou a nuvem. Ela relatou que após o dia estar quente, o tempo começou a fechar e ventar bastante, durante o final de semana. Ficaram assustados ao ver a nuvem funil se formando e tentando descer ao solo.

Nuvem funil foi registrada em Santo Antônio do Caiuá, no noroeste do Paraná. De acordo com Simepar, outros registros como este aconteceram em Arapongas e São Jorge do Ivaí, no norte, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em Paulo Frontin, no sul do Paraná. Eles foram vistos em janeiro deste ano. O Simepar informou que só contabiliza os registros reportados ao órgão ou a Defesa Civil, por isso, é possível que outras ocorrências tenham acontecido em locais menos habitados.

O meteorologista explicou que a nuvem funil recebe este nome por ter a aparência afunilada a partir da base de uma nuvem pesada, do tipo Cumulonimbus ou Cumulus, formada por uma coluna de ar que gira. Essas formações são mais comuns em células de tempestade e ocorrem com certa frequência no estado, especialmente na primavera e verão, segundo o meteorologista. Leia também sobre notícias recentes na região de Norte e Noroeste no DE.

Por fim, confira os vídeos mais assistidos do DE Paraná nos últimos sete dias e fique por dentro das notícias da região de Norte e Noroeste no DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp