Caixas de som, copos de vidro e fogos de artifício: veja o que é proibido no carnaval de Taubaté
As regras oficiais do carnaval da prefeitura foram publicadas nesta quinta-feira (20), com o objetivo de garantir a segurança e integridade dos foliões.
Imagem de arquivo – carnaval de Taubaté — Foto: Divulgação / DE Vale do Paraíba e Região
A Prefeitura de Taubaté (SP) publicou, nesta quinta-feira (20), um decreto que estabelece as regras e os itens proibidos no carnaval da cidade, que acontecerá no parque municipal do Sedes e no distrito de Quiririm.
Segundo a prefeitura, os locais terão acesso controlado, com a proibição da entrada dos seguintes objetos: drogas ilícitas, conforme a legislação vigente; artefatos pirotécnicos e fogos de artifício; armas de fogo, armas brancas, tesouras ou qualquer item que possa ser utilizado como arma improvisada; animais, exceto cães-guia; recipientes ou objetos de vidro; guarda-chuvas, cadeiras e capacetes de motociclista; e outros itens que representem risco à segurança ou ordem pública.
Além disso, a gestão municipal decretou que é proibido o uso de equipamentos de som, fixos ou móveis, nas ruas públicas e nos locais de folia. Ainda de acordo com a Prefeitura de Taubaté, o objetivo das medidas é garantir a segurança e integridade dos foliões.
A prefeitura também publicou regras para as pessoas que vão trabalhar nos eventos, como comerciantes, barraqueiros, artesãos e ambulantes. A medida prevê que a categoria está autorizada a vender bebidas não alcoólicas e apenas cerveja e chopp como bebidas alcoólicas durante o carnaval da cidade.
É proibido vender as bebidas em latas metálicas ou garrafas de vidro. A opção para venda dos produtos é com embalagens descartáveis, confeccionadas em papel ou plástico. Também não será permitida a venda de produtos perigosos à segurança dos foliões, como objetos inflamáveis, cortantes, perfurantes, sprays, espetos e latas de alumínio. Os comerciantes deverão ser autorizados pela prefeitura a trabalharem, e ainda pagar uma taxa. As regras para cadastro serão publicadas em um novo decreto, que ainda será publicado.