Rei Charles III faz primeiro discurso ao parlamento e cita o “peso da história”

Mais um importante capítulo da história do Reino Unido foi escrito na manhã desta segunda-feira, 12. O rei Charles 3º, 73 anos, fez o primeiro no parlamento britânico e afirmou que sente “o peso da história” após a morte da mãe, a Rainha Elizabeth II, no último dia 8. O pronunciamento aconteceu durante cerimônia que reuniu as duas Câmaras em Westminster.

“Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso”, afirmou aos representantes da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes.

O rei Charles III falou também da “dedicação insuperável” de sua “amada mãe” ao país e aos deveres, e prometeu servir aos mesmos princípios. Depois, voltando a citar William Shakespeare, afirmou que Elizabeth II era “um modelo de vida em todos os princípios”.

Membros do parlamento também falaram durante a cerimônia e prestaram condolências a Charles Logo depois do discurso, Charles e Camilla embarcaram para Edimburgo, na Escócia, onde o novo rei irá dar prosseguimento aos ritos de despedida de Elizabeth pelo Reino Unido.

Ele fará a abertura do velório público da rainha, que será realizada na igreja St. Gilles. O corpo da monarca chegou à cidade no domingo, 11, e ficará na sede religiosa até terça-feira, 13. De lá, será transferido para Londres, onde a partir da quarta-feira, 14 ficará em novo funeral público por mais quatro dias em Westminster.

A rainha será sepultada no dia 19 de setembro, na Capela Memorial George VI, no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai. (Com informações UOL, AFP e ANSA).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial disfarçado de Papai Noel prende criminoso procurado há mais de 10 anos

Um policial civil chamou a atenção ao se fantasiar de Papai Noel para prender um criminoso procurado há mais de 10 anos. A ação fez parte de uma operação inovadora e bem-sucedida das polícias civis dos estados do Amapá e do Amazonas, na noite desta segunda-feira, 23.

Ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Santana, no Amapá, liderada pelo delegado Leonardo Alves, e tinha como alvo Raimundo Santos, 40 anos, que vivia em Manaus sob a identidade falsa de Pablo Santos.

Procurado por crimes de furto e roubo e com uma extensa ficha criminal, incluindo investigações por homicídio, o suspeito foi localizado no bairro João Paulo 2º com o apoio da equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia de Manaus, coordenada pelo delegado Cícero. Para não levantar suspeitas, um policial se disfarçou de Papai Noel, o que permitiu a prisão do fugitivo sem alertá-lo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp