Rei Charles III faz primeiro discurso ao parlamento e cita o “peso da história”

Mais um importante capítulo da história do Reino Unido foi escrito na manhã desta segunda-feira, 12. O rei Charles 3º, 73 anos, fez o primeiro no parlamento britânico e afirmou que sente “o peso da história” após a morte da mãe, a Rainha Elizabeth II, no último dia 8. O pronunciamento aconteceu durante cerimônia que reuniu as duas Câmaras em Westminster.

“Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso”, afirmou aos representantes da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes.

O rei Charles III falou também da “dedicação insuperável” de sua “amada mãe” ao país e aos deveres, e prometeu servir aos mesmos princípios. Depois, voltando a citar William Shakespeare, afirmou que Elizabeth II era “um modelo de vida em todos os princípios”.

Membros do parlamento também falaram durante a cerimônia e prestaram condolências a Charles Logo depois do discurso, Charles e Camilla embarcaram para Edimburgo, na Escócia, onde o novo rei irá dar prosseguimento aos ritos de despedida de Elizabeth pelo Reino Unido.

Ele fará a abertura do velório público da rainha, que será realizada na igreja St. Gilles. O corpo da monarca chegou à cidade no domingo, 11, e ficará na sede religiosa até terça-feira, 13. De lá, será transferido para Londres, onde a partir da quarta-feira, 14 ficará em novo funeral público por mais quatro dias em Westminster.

A rainha será sepultada no dia 19 de setembro, na Capela Memorial George VI, no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai. (Com informações UOL, AFP e ANSA).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos