Rei Charles III faz primeiro pronunciamento oficial após morte da Rainha Elizabeth II

Depois de assumir o trono, o Rei Charles III, de 73 anos, falou à nação pela primeira vez como monarca do Reino Unido, nesta sexta-feira, 9, um dia após ocupar o lugar deixado pela mãe, a Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos. Durante o pronunciamento oficial, o soberano reafirmou o compromisso de dedicar a vida ao serviço público, promessa feita pela rainha enquanto em vida.

Charles discursou à nação enlutada a partir de um vídeo, pré-gravado e exibido por emissoras de televisão britânicas. No discurso, ele prestou uma homenagem ao legado deixado pela falecida mãe, que governou o Reino Unido por mais de 70 anos. Durante o pronunciamento, o monarca também anunciou que o príncipe William e Kate Middleton serão consagrados com os títulos de príncipe e princesa de Gales.

“A promessa que ela fez, de dedicar uma vida inteira ao serviço público, e refaço aqui. Para a minha mamãe, que agora vai se juntar ao meu amado papai, eu vou simplesmente dizer: muito obrigada. Obrigada pelo seu amor e devoção para a nossa família e para a família de nações que você dedicou a vida por todos esses anos”, afirmou.

Novo rei 

A cerimônia para proclamar Charles III como rei do Reino Unido será realizada neste sábado, às 11h. A coroação oficial deve demorar alguns meses para acontecer, devido ao luto pela morte da rainha e aos preparativos necessários para a ocasião.

Atualmente com 73 anos, Charles tinha apenas três quando a mãe se tornou rainha, onde ficou por sete décadas seguintes. Para auxiliá-lo na empreitada de assumir o trono, Charles conta com a ajuda de Camilla, com quem se casou em 2005. Ele e a esposa foram consagrados recentemente por uma carta de Elizabeth II, que expôs o desejo de que, quando Charles subir ao trono, Camilla suba junto, como rainha consorte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp