Press "Enter" to skip to content

Rei Charles III faz primeiro pronunciamento oficial após morte da Rainha Elizabeth II

Última atualização 09/09/2022 | 17:02

Depois de assumir o trono, o Rei Charles III, de 73 anos, falou à nação pela primeira vez como monarca do Reino Unido, nesta sexta-feira, 9, um dia após ocupar o lugar deixado pela mãe, a Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos. Durante o pronunciamento oficial, o soberano reafirmou o compromisso de dedicar a vida ao serviço público, promessa feita pela rainha enquanto em vida.

Charles discursou à nação enlutada a partir de um vídeo, pré-gravado e exibido por emissoras de televisão britânicas. No discurso, ele prestou uma homenagem ao legado deixado pela falecida mãe, que governou o Reino Unido por mais de 70 anos. Durante o pronunciamento, o monarca também anunciou que o príncipe William e Kate Middleton serão consagrados com os títulos de príncipe e princesa de Gales.

“A promessa que ela fez, de dedicar uma vida inteira ao serviço público, e refaço aqui. Para a minha mamãe, que agora vai se juntar ao meu amado papai, eu vou simplesmente dizer: muito obrigada. Obrigada pelo seu amor e devoção para a nossa família e para a família de nações que você dedicou a vida por todos esses anos”, afirmou.

Novo rei 

A cerimônia para proclamar Charles III como rei do Reino Unido será realizada neste sábado, às 11h. A coroação oficial deve demorar alguns meses para acontecer, devido ao luto pela morte da rainha e aos preparativos necessários para a ocasião.

Atualmente com 73 anos, Charles tinha apenas três quando a mãe se tornou rainha, onde ficou por sete décadas seguintes. Para auxiliá-lo na empreitada de assumir o trono, Charles conta com a ajuda de Camilla, com quem se casou em 2005. Ele e a esposa foram consagrados recentemente por uma carta de Elizabeth II, que expôs o desejo de que, quando Charles subir ao trono, Camilla suba junto, como rainha consorte.