Press "Enter" to skip to content

Rei Charles III recebe diagnóstico de câncer e adia compromissos

Última atualização 05/02/2024 | 16:33

Membro da Família Real britânica, o rei Charles III foi diagnosticado com um câncer. A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, por meio de comunicado oficial. A notícia repercutiu em toda imprensa do Reino Unido nesta segunda-feira, 5.

Segundo reportagem da BBC, o tipo específico de câncer não foi revelado, mas o Rei iniciou “tratamentos regulares” na segunda-feira, conforme divulgado pelo palácio.

Apesar do diagnóstico, o Rei mantém uma postura totalmente positiva em relação ao tratamento, adiando seus compromissos públicos, enquanto membros da realeza assumirão temporariamente suas responsabilidades.

Ainda no comunicado, o palácio afirmou que o Rei “anseia retornar ao dever público integral o mais rápido possível”. Detalhes sobre o estágio do câncer ou prognóstico não foram compartilhados.

Ambos os filhos do Rei foram informados pessoalmente sobre o diagnóstico, com o Príncipe William mantendo contato regular. O Príncipe Harry, residente nos Estados Unidos, viajará ao Reino Unido nos próximos dias para encontrar-se com o pai.

Tratamento

Aos 75 anos, o Rei retornou a Londres na segunda-feira, iniciando tratamento como paciente ambulatorial. Apesar da pausa em eventos públicos, ele continuará cumprindo seu papel constitucional como chefe de estado, envolvendo-se em papelada e reuniões privadas.

Em casos de incapacidade do chefe de estado, “conselheiros de estado” podem ser designados; atualmente, incluem Rainha Camilla, Príncipe William, Princesa Anne e Príncipe Edward. Príncipe Harry e Príncipe Andrew não são mais chamados como membros não ativos da realeza.

O Rei foi visto em um serviço religioso em Sandringham no domingo, onde acenou para a multidão. O diagnóstico de câncer surge após um procedimento na próstata realizado em um hospital privado em Londres há mais de uma semana.

Exemplo

Ao divulgar publicamente o tratamento de próstata, o Rei esperava incentivar mais homens a realizar verificações. Ele estava satisfeito por aumentar a conscientização, com o site do NHS relatando um aumento nas consultas sobre condições de próstata.

Com o aumento do risco de câncer com a idade, desejos de rápida recuperação foram expressos pelo Primeiro-Ministro Rishi Sunak, líder trabalhista Sir Keir Starmer e o Presidente da Câmara Sir Lyndsay Hoyle.