Rejeição à Bolsonaro bate recorde, aponta instituto

Pesquisa fez monitoramento de redes sociais

Levantamento, realizado entre os dias 3 e 7 de janeiro, registrou que 54% dos internautas consideram a gestão do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssima. A análise levou em conta 145 cidades brasileiras e foi feita após os incidentes de inundação que atingiram a Bahia. No mesmo período, o presidente viajou a passeio para Santa Catarina.

Na pesquisa anterior, o índice de rejeição era de 53,8% contra os 53,5% apontados na pesquisa de uma semana antes. Já os que consideram o governo bom ou ótimo diminuíram de 24,5%, duas semanas atrás, para 24,1% nesta semana.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

A porcentagem dos que consideram o governo regular é de 21,9%. Os dados são da 63ª edição da Pesquisa Modalmais-AP Exata, divulgada nesta sexta-feira (7), e feita por meio de monitoramento das redes sociais.

Após as férias em Santa Catarina, Bolsonaro esteve internado, em São Paulo, por conta de uma suboclusão intestinal. Deu entrada no hospital na segunda-feira (3) e recebeu alta na quarta-feira (5). O problema foi provocado por um camarão mal digerido.

De acordo com a pesquisa, a ida ao hospital provocou forte onda de críticas na internet, diante de suspeitas de que o presidente se aproveitou da situação para gerar comoção. Além disso, a internação reforçou a ideia de que ele estava em férias no mesmo período em que a população da Bahia sofria com os estragos provocados pela inundação.

Bolsonaro e outros presidenciáveis

Conforme a pesquisa, Bolsonaro lidera as citações dos presidenciáveis nas redes sociais nos últimos cinco dias, com 57,9%. Lula, teve 25,8%, enquanto Moro ficou com 10,3% e Ciro, com 4,2%.

O relatório afirma ainda que a disputa entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue forte. Os dois pré-candidatos alcançaram, nos últimos cinco dias, uma média de 83,6% de todas as menções entre os presidenciáveis.

Ciro Gomes – pré-candidato pelo PDT, é o que apresenta melhor média de aprovação no Twitter, segundo a pesquisa. Na sexta-feira (7), apenas ele teve mais aprovação do que rejeição na rede social, com 53% de menções positivas.

 

Tags: