Relator sugere adiar votação do Orçamento para 2025 no Congresso

Relator sugere que votação do Orçamento no Congresso fique para 2025

LOA ainda precisa ser apreciada na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no plenário do Congresso Nacional

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, sugeriu que a votação do Orçamento fique apenas para depois do recesso parlamentar, previsto para começar na segunda-feira (23/12). A medida acontece em virtude da necessidade da matéria ser apreciada na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no Congresso Nacional.

Angelo Coronel ressaltou que o pacote de revisão dos gastos públicos, que ainda está em análise no Congresso Nacional, precisa ser analisada para que o relatório final contenha algumas alterações, como no quesito do salário mínimo.

O Projeto de Lei (PL) nº 4614/24 prevê mudança no reajuste real do salário mínimo e revisão das regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“As alterações no salário-mínimo, por exemplo, afetam significativamente despesas previdenciárias, benefícios sociais e metas fiscais, exigindo cálculos e projeções mais precisos”, indicou o relator do Orçamento.

Angelo Coronel ainda mencionou que a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 precisa de pendências para sanção e análise dos vetos, o que pode alterar o Orçamento para o próximo ano.

“O objetivo não é retardar o processo, mas assegurar um documento que de fato retrate as prioridades nacionais, o equilíbrio das contas públicas e o compromisso com as metas de médio e longo prazos. Portanto, apreciar a peça mais importante do parlamento merece cuidado e tempo e por isso o nosso relatório ficará para apreciação na CMO e CN após o recesso parlamentar”, completou o relator do Orçamento.

RELATÓRIO PRELIMINAR

O relatório preliminar de Angelo Coronel estima receitas e despesas de 2025 em R$ 5,866 trilhões, dos quais R$ 1,655 trilhão será destinado para o refinanciamento da dívida pública.

Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a votação do Orçamento ainda neste ano e indicou que teria conversado com o senador Angelo Coronel.

“Eu vim falando agora com o relator do Orçamento e dando a minha impressão, como já fui presidente daquela comissão. Da importância de aprovar o Orçamento dentro do ano fiscal, para que o outro ano comece cheio com todo mundo sabendo como é que vai ser e vão ser as programações ministeriais dos gastos, dos investimentos, das receitas e das despesas”, defendeu Lira.

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do pacote de revisão de gastos, mas o Senado ainda precisa apreciar o PL.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pai surpreende ao registrar filha com nome de princesa da Disney sem mãe saber

Pai fã da Disney registra filha com nome de princesa sem mãe saber

Na hora de registrar a filha, o pai decidiu surpreender a mãe da menina e colocou na bebê o nome de uma princesa da DE

Não é incomum aparecer nas redes sociais histórias de pais que querem colocar o nome dos filhos inspirado em personagens de filmes e séries que gostam. No início do mês, mais um caso viralizou no TikTok.

Desta vez, no entanto, o pai, apaixonado pela DE, resolveu registrar a filha de Moana Sophie, em homenagem à princesa. O pequeno detalhe é que a mãe não sabia dos planos.

LEIA TAMBÉM

* Vida & Estilo

CONFIRA OS 100 NOMES DE BEBÊS MAIS POPULARES NO BRASIL EM 2024

* Vida & Estilo

PAI COLOCA NOME DO FILHO INSPIRADO EM JOGO E MÃE REAGE: “TRAGÉDIA?”

* Vida & Estilo

PAI REGISTRA BEBÊ COM NOME ERRADO EM CARTÓRIO E MÃE REAGE: “INCRÉDULA”

“Se um dia você tiver um filho e o pai for registrar, vá junto… especialmente se ele for fã da DE”, brincou a mãe, Luiza Bernardon, no post.

No vídeo publicado por ela, Luiza compartilhou uma foto da filha e, logo em seguida, a certidão de nascimento da criança com o nome completo: Moana Sophie Bernardon de Almeida. “O combinado era Sophie! Mas pelo menos ele não tirou o nome que eu escolhi”, escreveu a mãe na legenda.

Luiza contou nas redes sociais que sempre sonhou em dar o nome Sophie à filha, mas o pai, Leandro, sugeriu Moana por ser fã da personagem da DE. “Desde o início da gravidez, mesmo sem sabermos o sexo, já chamávamos o bebê de Moana”, contou. Apesar das opiniões externas que os fizeram optar por Sophie, Leandro decidiu unir, na hora do registro, os dois nomes como uma surpresa para a mulher.

O vídeo publicado por Luiza, que tem mais de 3,5 milhões de visualizações, acumula vários comentários. “Pelo menos é um nome bonito, vai que ele botasse Mickey”, brincou um internauta. “Prazer, Ariel (pelo mesmíssimo motivo, meu pai amava o desenho da Pequena Sereia)”, comentou outra.

Já leu todas as notas e reportagens publicadas hoje? Veja todas as notícias de Vida&Estilo.

Siga a editoria no Instagram e acompanhe as notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp