A cantora Elza Soares morreu, devido a causas naturais, nesta quinta-feira (20/01) no Rio de Janeiro, aos 91 anos. Considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, Elza Soares continuou com a carreira ativa, com planos de shows e discos de músicas inéditas, até o final da vida. Elza Gomes da Conceição foi uma cantora e compositora brasileira, que deixa um grande legado na música nacional. Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. Além disso, Soares aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil. Em homenagem a grande mulher e cantora que foi Elza Soares, preparamos uma lista com 10 de suas canções que marcaram sua trajetória na música.
10. Espumas ao Vento
Gravada por Elza em 2003 para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro, a música foge do teor político geralmente adotado pela cantora em suas canções.
9. A carne
“A Carne” foi regravada pela cantora brasileira Elza Soares em seu álbum Do Cóccix Até o Pescoço. Ela abordou Seu Jorge em um show num Sesc pedindo permissão para regravar a música ao seu estilo, e recebeu a bênção do autor.
8. Se Acaso Você Chegasse
Escrito por Lupicínio Rodrigues em parceria com Felisberto Martins em 1938, o samba “Se acaso você chegasse” fez sucesso com Ciro Monteiro. Na estreia em disco de Elza Soares, no ano de 1959, a música ganhou uma nova versão na voz jazzística da cantora, substituindo frases do refrão por sonetos sonoros.
7. Mulher do Fim do Mundo
Para além da identificação que muitas mulheres podem ter ao escutar essa canção, a letra é, sobretudo, sobre a própria trajetória de Elza. A música, parte do álbum A Mulher do Fim do Mundo, lançado em 2015, relembra a história da cantora e é uma ode sobre sua vida e sua potência
6. Maria da Vila Matilde
Com o verso clássico “cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim”, a canção Maria da Vila Matilde, primeiro single do álbum A Mulher do Fim do Mundo, de 2015, prega a liberdade feminina e o direito da mulher de viver livre de qualquer violência.
5. Não Recomendado
Na faixa “Não Recomendado”, a cantora Elza Soares dispara contra a perseguição à comunidade LGBT, pauta sempre defendida e levantada pela cantora.
4. Eu bebo sim
Eu Bebo Sim é um samba de 1973, célebre na voz de Elizeth Cardoso. A música foi composta por João do Violão, em parceria com Luiz Antônio Em 2002, Elza Soares e Monobloco regravaram o samba.
3. Malandro
“Malandro”, samba de 1976, foi lançado por Elza juntamente com o compositor Jorge Aragão, que divide a autoria da música com Jotabê.
2. Volta por Cima
Volta por Cima é um samba-canção do compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, gravada pela primeira vez em 1962 pelo cantor Noite Ilustrada.
1. O que se cala
A canção, abre o álbum da cantora, Deus É Mulher, lançado no ano de 2018, e reforça o tom político já conhecido no trabalho da artista.