Press "Enter" to skip to content

Relembre carreira musical de Margareth Menezes, nova ministra da Cultura

Última atualização 19/01/2023 | 08:48

A cantora Margareth Menezes anunciou nesta terça-feira, 13, que aceitou o convite de Lula (PT), presidente eleito, para o cargo de ministra da Cultura.

Após confirmar o posto, a artista declarou. “Como artista, baiana, nordestina e pessoa que trabalha nesse contexto cultural há mais de 30 anos sei da importância de se ter uma visão de pluralidade da cultura brasileira, que é tão ampla e maravilhosa”.

Vamos relembrar a trajetória de Margareth Menezes, nova ministra da Cultura: 

Interesse pela música 

Nascida em Salvador, Margareth Menezes se interessou pela música ainda na adolescência, quando passou a cantar no coral da Igreja Congregação Mariana da Boa Viagem. 

Primeiro Hit

A vida da cantora mudou completamente em 1987, após lançar a música ‘Faraó (Divindade do Egito), junto com Djalma Oliveira. A canção é considerada um dos maiores sucessos do carnaval, sendo conhecida e cantada até hoje. 

Carreira de Sucesso

Agenciada por uma gravadora, Margareth deu início a uma carreira de sucesso com os discos Ellegibô (1990) e Kindala (1993). Em 2001, com o álbum Afropopbrasileiro, ela lançou um outro grande sucesso da carreira, a música Dandalunda. 

A cantora é uma das principais artistas do país, sendo um dos grandes nomes do movimento da música baiana e da axé music, que revelou nomes de Salvador ao Brasil.

Álbuns indicados ao Grammy

Em 1993, o álbum ‘Kindala’, terceiro álbum de estúdio da cantora, foi indicado ao Grammy Awards. Em 2006, foi a vez do disco ‘Pra Você’ ser indicado ao Grammy Latino. No ano seguinte, ‘Brasileira Ao Vivo: Uma Homenagem ao Samba-Reggae’ recebeu duas indicações ao Grammy Awards.

Influência

A cantora já lançou mais de 11 álbuns de estúdio, 5 ao vivo e atuou em 8 peças teatrais. Foi considerada pela revista estadunidense ‘Billboard’ como uma dos onze artistas estrangeiros mais conhecidos pelo público americano. 

A artista também é considerada como uma das rainhas da música popular baiana, ao lado de Gilberto Gil, influenciaram e apoiaram o talento de grandes artistas da atualidade, como Daniela Mercury.