Relíquia de Carlo Acutis, primeiro santo da geração millennial, chega à Catedral de Santos, SP

reliquia-de-carlo-acutis2C-primeiro-santo-da-geracao-millennial2C-chega-a-catedral-de-santos2C-sp

A Catedral DE Santos, SP, tem uma relíquia composta por um pedaço de cabelo de Carlo Acutis, o jovem que foi canonizado pelo papa Leão XIV em uma cerimônia no Vaticano neste domingo (7). Conforme apurado pelo DE, o item sagrado chegou na cidade em maio deste ano.

Conhecido como padroeiro da internet, Acutis se tornou o primeiro santo da geração millennial. Durante a canonização, o pontífice incensou uma imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos. A santa foi um presente do governo brasileiro, em 1963.

O padre e pároco da Catedral Diocesana de Santos, José Paulo, contou à equipe de reportagem que fez contato com os responsáveis pelas distribuições de relíquias do Vaticano após pedir uma autorização do bispo da região.

“Santos é uma cidade que tem muita veneração por São Carlo Acutis”, explicou o padre. “Fizemos o pedido que nos foi enviado, o que nos deixou muito feliz”, acrescentou José.

Atualmente, o relicário com o pedaço de cabelo do santo fica guardado na sacristia [uma extensão da igreja usada para os padres se preparem e guardarem tudo o que é necessário para as celebrações]. “Primeiramente porque Jesus é o centro da nossa fé, e não devemos tirar o protagonismo d’Ele, mas podemos colocar a relíquia em algum lugar da igreja”, afirmou o padre que acrescentou estar preparando um espaço para colocar o item sagrado na Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Enquanto o local não fica pronto, José disse que a relíquia pode ser exposta na festa do santo ou em ocasiões que a igreja e a comunidade necessitem. Ainda de acordo com o pároco, os devotos de Acutis podem solicitar o contato com o item sagrado quando quiserem.

O pedido deve ser feito na secretaria da catedral, na Praça Patriarca José Bonifácio, s/nº, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado e domingo, das 8h às 12h. Também há a possibilidade de contato através dos telefones: (13) 3224-1593 e (13) 3232-4593.

O DE canonizou Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920, em uma cerimônia no Vaticano neste domingo. Com a canonização, Acutis e Frassati se tornaram santos. Para a Igreja Católica, essa classificação reconhece que a pessoa viveu de forma santa e está no céu.

Nascido em Londres, na Inglaterra, Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria. O jovem morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia. Além da igreja, Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade. Ele ficou conhecido como padroeiro da internet por usar esse talento para evangelizar online.

O jovem foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma roupa de Acutis, em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS).

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp