Rematrícula da rede estadual: Seduc divulga período no Pará; veja prazos
O período de rematrícula para o ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino começa na próxima segunda-feira (29). A informação foi confirmada nesta segunda (22) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará.
Pais e responsáveis devem comparecer à secretaria da escola para confirmar a permanência dos alunos na unidade de interesse. O prazo para alunos que desejam permanecer na mesma unidade escolar se estende até seis de janeiro de 2026. Para efetivar a renovação, pais ou responsáveis devem comparecer à secretaria da escola.
Por meio de regime de colaboração, a Seduc também assegura a continuidade da educação básica para alunos da rede municipal. Para esses estudantes, que possuem reserva de vagas em escolas estaduais, o período de confirmação de matrícula na unidade de destino será de oito a 11 de janeiro de 2026.
Alunos que pretendem ingressar na rede estadual em 2026 — sejam eles da rede privada, federal, de outra unidade federativa ou que tenham interrompido os estudos em anos anteriores — deverão acessar o site oficial de matrícula, pelo link [https://matriculas.pa.gov.br]. As inscrições para este grupo acontecerão de 14 a 30 de janeiro de 2026, com o calendário completo disponível no portal.
Para todos os casos, a efetivação da matrícula exige um cadastro obrigatório no site [https://matriculas.pa.gov.br], que deve ser realizado pelo responsável ou pelo próprio estudante, caso seja maior de idade. De acordo com a Seduc, o início das aulas do ano letivo de 2026 está previsto para o dia dois de fevereiro de 2026.
Acesse outras notícias do estado no DE Para.




