Press "Enter" to skip to content

Remédios vão sofrer reajuste e preços podem subir 5,6% em abril

Última atualização 28/03/2023 | 11:10

Os preços dos remédios devem subir a partir do mês de abril. Isso porque os medicamentos vão passar por um reajuste nesta semana e podem chegar a um aumento de 5,6%. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão se reunir na próxima sexta-feira, 31, para resolver a situação.

A alta dos remédios no Brasil

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) divulgou nesta segunda-feira, 27, um levantamento apontando o reajuste. O cálculo toma como base a inflação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até fevereiro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada entre fevereiro e março é de 5,60%.

A pandemia da Covid-19 e a Guerra na Ucrânia foram dois eventos que marcaram negativamente a distribuição de remédios no mundo todo. Nos estados de Amazonas, Bahia, Paraná, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe, o reajuste de abril será o segundo do ano, enquanto nos demais será a primeira vez em 2023.

De 2012 a 2022, a inflação geral (IPCA) somou 90,24% ante uma variação de preços dos remédios de 76,79% “Os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira”, pontua o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.