VÍDEO: Campeã do BBB25, Renata Saldanha revisita projeto na periferia de Fortaleza que a inseriu no balé
Foi no palco da EDISCA — Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Crianças e Adolescentes — que Renata brilhou pela primeira vez.
Renata, hoje conhecida nacionalmente como campeã do Big Brother Brasil 25, relembra com emoção os 20 anos de sua trajetória, passando 17 como bailarina e 10 como professora, tudo iniciado no espaço onde tudo começou.
Ela chegou à instituição aos 8 anos, vinda do Barroso, bairro de Fortaleza marcado por altos índices de violência. Ao frequentar a EDISCA, Renata teve a oportunidade de sonhar mais alto do que imaginava, apesar das limitações que enfrentava em sua comunidade.
Além de aprimorar suas habilidades na dança, Renata também teve a oportunidade de aprender inglês, se formar em Educação Física e hoje celebra a visibilidade positiva que conquistou para sua comunidade, inspirando outros a acreditarem em seus sonhos.
Outra históra de sucesso que surgiu na EDISCA é a de Raíssa, que veio do Parque Manibura, na periferia de Fortaleza. Filha de uma atendente de lanchonete, Raíssa sonhava em ser bailarina, e encontrou na instituição a chance de realizar esse sonho, além de ter acesso a educação formal e acolhimento.
Raíssa é hoje bailarina da companhia, professora e universitária, destacando a importância das oportunidades proporcionadas pela EDISCA para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens de baixa renda.
A EDISCA foi fundada em 1991 por Dora Andrade, com o objetivo de romper com a pobreza intergeracional e transformar a realidade de famílias que viviam no lixão do Jangurussu. O apoio do Criança Esperança foi fundamental para ampliar o impacto do projeto e permitir que mais jovens tivessem acesso a oportunidades de educação e desenvolvimento.