Flamengo oferece dois anos de contrato a Filipe Luís, mas renovação continua em compasso de espera
Treinador tem o menor salário entre todos os clubes da Série A e valores estão na mesa
Voz do Setorista: Luiza Sá dá detalhes do procedimento médico em De la Cruz no Flamengo
Números na mesa e paciência. É dessa maneira que Flamengo e Filipe Luís discutem a renovação de contrato. A distância entre o que o treinador pede e o clube deseja pagar está clara para ambas as partes, que planejam novas conversas na próxima semana para um vínculo a princípio até o fim de 2027.
O Flamengo apresentou uma oferta na véspera da decisão do Mundial, diante do PSG, na última terça-feira, mas os valores ainda não chegaram ao que Filipe deseja. A situação de momento é de compasso de espera. A diferença dos números, é verdade, diminuiu nas últimas conversas.
Filipe Luís está de férias com a família na Espanha e deu carta branca ao seu agente, Jorge Mendes, para conduzir as tratativas com o Flamengo. O mega empresário português é gestor da carreira do treinador desde os tempos de jogador, apesar de a vinda para o Rubro-Negro, em 2019, ter sido conduzida pelo ex-lateral Guilherme Siqueira, amigo de infância de Filipe.
As partes conversam sobre a renovação no meio do ano, após a Copa do Mundo de Clubes, mas as negociações não avançaram. Na ocasião, o salário oferecido era consideravelmente abaixo do restante do elenco, com exceção aos jovens da base, e distante do que recebia Tite, seu antecessor. Também pesou para a demora o fato de Filipe não querer negociar com as competições em andamento. As janelas de conversa foram durante as Datas Fifa.
Filipe Luís tem o menor salário entre todos os treinadores da Série A em 2025. Na ocasião de início de temporada, dois clubes da Europa fizeram sondagens e o treinador rechaçou de imediato. Um deles foi o Fenerbahçe. A percepção é de que não há motivos para fazer esse movimento de maneira precipitada e que o Flamengo é prioridade.
As conversas estão com o presidente Bap, que centralizou as tratativas e as tirou das mãos de José Boto, diretor de futebol. A expectativa do Fla é chegar a uma decisão até o dia 25.
Entre os pontos debatidos na renovação, está a cláusula de multa rescisória e outros possíveis gatilhos dentro do contrato, como bônus e premiações. Filipe entende que já deu provas de que não pretende deixar o clube, inclusive quando foi convidado pela CBF para ser diretor de seleções no início de 2024, quando tinha recém-assumido o sub-17.
Outros pontos de divergência nas conversas referem ao tempo de contrato e a autonomia no departamento de futebol. Filipe e Flamengo em um primeiro momento falam em dois anos, mas o tema não está definido.
Por outro lado, o treinador quer autonomia nas tomadas de decisão após uma temporada vencedora na condução do elenco. Detalhes que travam uma conversa que se arrasta ao longo de 2025.
O desejo mútuo está manifestado, e Flamengo e Filipe Luis prometem longos dias até o presente de Natal esperado pelo torcedor rubro-negro.
Filipe Luís conquistou cinco títulos desde que assumiu o Flamengo, em outubro de 2024: Copa do Brasil, Supercopa, Carioca, Libertadores e Brasileirão. O técnico ainda passou por duas fases da Copa Intercontinental, com troféus contra Cruz Azul (México) e Pyramids (Egito), antes de chegar à final, em jogo histórico contra o PSG, com empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.




