Repatriados dos EUA chegam a Fortaleza, Ce: terceiro voo aterrissa com 94 brasileiros

image-aarrny2ffz

Descubra como o terceiro voo de repatriados dos EUA trouxe 94 brasileiros de volta a Fortaleza, enquanto um segundo voo segue para Belo Horizonte. Saiba mais sobre essa ação humanitária.

Terceiro voo traz 94 brasileiros; segundo voo segue para Confins

Na última sexta-feira, 21 de fevereiro, o terceiro voo com repatriados dos Estados Unidos desde o início do governo Trump aterrissou em Fortaleza por volta das 11h, conforme informado pelo jornal *O Povo*. A previsão inicial era que o voo chegasse à capital cearense às 10h30. Fortaleza foi escolhida como destino para que os brasileiros pudessem retirar as algemas o mais rápido possível e se deslocar dentro do Brasil sem elas.

Recepção dos repatriados

No desembarque, os repatriados foram recebidos por uma equipe do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará. Um segundo voo, realizado pela Força Aérea Brasileira, seguiu para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Na capital mineira, o grupo será recepcionado pelo secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato.

Histórico dos voos de repatriação

O primeiro voo com repatriados vindos dos Estados Unidos desde a posse de Trump pousou em Manaus no dia 24 de janeiro, trazendo 88 brasileiros com algemas, o que causou um mal-estar diplomático. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) exigiu explicações dos Estados Unidos. O segundo voo chegou a Fortaleza em 7 de fevereiro, com 111 brasileiros, e desta vez, os repatriados puderam tirar as algemas após o pouso.

Repatriações durante o governo Biden

Durante o governo Biden, já eram realizadas repatriações. Entre 2022 e o fim do mandato do democrata, 9 mil brasileiros foram trazidos de volta ao país em 45 voos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp