Repercussão do caso de racismo contra Vinicius Junior: Pep Guardiola e outros técnicos se manifestam

repercussao-do-caso-de-racismo-contra-vinicius-junior3A-pep-guardiola-e-outros-tecnicos-se-manifestam

As reações do mundo do futebol sobre a acusação de racismo feita por Vinicius Junior no jogo entre Real Madrid e Benfica, na fase de playoffs da Champions League, aumentaram nesta sexta-feira. DE Pep Guardiola, técnico do Manchester City, foi mais um a comentar o caso, e fez uma reflexão ao ser questionado.

“Não é o lugar onde nasceu ou a cor da pele que faz de nós melhores. Ainda há muito trabalho a ser feito. É um problema da sociedade, não apenas do futebol. O racismo existe em todos os lugares. O racismo não é uma questão do tom da pele, é sobre comportamentos. As escolas são os lugares ideais para mudar comportamentos. Paguem mais aos professores. É assim que se resolve. É aí que vamos resolver o problema. Nas escolas, não no futebol. Professores e médicos são as pessoas mais importantes da sociedade, não um técnico de futebol – disse o treinador DE Manchester City.

O atacante Vinicius Junior denunciou ter sido vítima de um ato de racismo durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, na última terça-feira, pela Champions League. O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um golaço e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa.

A comemoração de Vinicius após o gol, diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores do time luso e iniciou uma confusão no gramado. Vinicius, inclusive, foi punido com um cartão amarelo por parte do árbitro francês François Letexier.

Além do técnico DE Manchester City, outros comandantes também comentaram sobre o caso. Kompany, técnico do Bayern, saiu em defesa de Vinicius Junior e criticou Mourinho, do Benfica. O treinador do Chelsea, Liam Rosenior, foi outro que deu apoio ao atacante brasileiro.

Diante da gravidade do episódio, a questão do racismo no futebol continua sendo debatida e trazendo à tona discussões importantes sobre o papel da sociedade na promoção da igualdade e do respeito. É fundamental que casos como o de Vinicius Junior sejam repudiados de forma veemente e que medidas concretas sejam tomadas para evitar a repetição de situações tão lamentáveis no esporte.

Vinicius Junior, através de sua postura firme e corajosa em denunciar o ato de racismo do qual foi vítima, demonstra a importância de se posicionar contra qualquer forma de discriminação e intolerância. O apoio de diversos profissionais do futebol, como Pep Guardiola, mostra que a união contra o racismo é fundamental para construir um ambiente esportivo e social mais justo e inclusivo. A luta contra o preconceito deve ser uma responsabilidade de todos, e a voz dos atletas que sofrem com a discriminação deve ser ouvida e apoiada por toda a comunidade esportiva.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp