A Copa do Mundo de 2026, que será realizada no México, Canadá e Estados Unidos, se aproxima, e algumas seleções já garantiram sua vaga. No entanto, equipes que ficaram de fora da classificação direta terão uma segunda chance por meio da repescagem.
O torneio acontecerá de 11 de junho a 19 de julho de 2026 e será a primeira edição com 48 seleções participantes. Além do aumento no número de times, o formato da repescagem também foi alterado, oferecendo agora duas vagas para o Mundial.
Como funciona a repescagem
A repescagem será disputada por seis seleções, que virão de diferentes continentes, com exceção da UEFA (Europa), que não participa dessa parte do processo. As seleções disputarão um playoff composto por quatro jogos e duas fases, com base no ranking mundial da FIFA. As duas melhores seleções entre as seis classificadas avançarão para a fase final, onde disputarão as duas vagas restantes contra os vencedores dos dois primeiros jogos.
Esses confrontos acontecerão em pelo menos um dos países-sede e servirão também como um teste para a Copa do Mundo.
Até a Copa de 2022, a repescagem envolvia duelos entre seleções da América do Sul e Ásia, além de confrontos entre representantes da África e Oceania. Na Europa, 12 seleções eram divididas em três grupos, com as três melhores se classificando.
Divisão das vagas para a Copa de 2026
-
Europa: 16 vagas diretas
-
América do Sul: 6 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
-
América do Norte e Central: 6 vagas diretas e 2 vagas na repescagem
-
Ásia: 8 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
-
África: 9 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
-
Oceania: 1 vaga direta e 1 vaga na repescagem
Seleções que disputarão a repescagem
-
Nova Caledônia (Oceania)