Repescagem mundial para a Copa de 2026: veja classificados e formato de disputa
Seis seleções de cinco confederações vão disputar duas vagas, em março; Europa também terá repescagem, com quatro classificados para o Mundial
Donald Trump anuncia a data do sorteio da Copa do Mundo de 2026; veja [https://s04.video.glbimg.com/x240/13864851.jpg]
Restam apenas seis vagas para completar as 48 seleções que vão disputar a maior Copa do Mundo da história, em 2026. Os últimos classificados serão conhecidos apenas em março e sairão de duas repescagens: a mundial terá seis seleções brigando por dois lugares, e a europeia oferecerá quatro vagas, disputadas por 16 países.
A seleção do Suriname vai disputar a repescagem mundial em busca da vaga inédita para a Copa — Foto: JOHAN ORDONEZ / AFP
Panamá, Haiti e estreante Curaçao se classificam para a Copa de 2026 pela Concacaf [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2025/11/19/panama-haiti-e-estreante-curacao-se-classificam-para-a-copa-de-2026-pela-concacaf.ghtml] Sorteio da Copa do Mundo 2026: veja data, horário e seleções classificadas [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2025/11/18/sorteio-da-copa-do-mundo-2026-veja-data-horario-e-selecoes-classificadas.ghtml]
Classificados para a repescagem mundial (março de 2026, datas a definir)
Bolívia (América do Sul) Congo (África) Jamaica (América do Norte, Central e Caribe) Iraque (Ásia) Nova Caledônia (Oceania) Suriname (América do Norte, Central e Caribe)
Classificados para a repescagem da Europa (26 e 31 de março)
Itália Dinamarca Turquia Ucrânia Polônia País de Gales República Tcheca Eslováquia Irlanda Albânia Bósnia e Herzegovina Kosovo Romênia Suécia Macedônia do Norte Irlanda do Norte
FORMATOS DE DISPUTA
Repescagem mundial
Congo e Iraque serão cabeças de chave no sorteio dos confrontos, quinta-feira, por serem as duas seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa de novembro, entre as seis participantes.
A repescagem mundial terá dois caminhos, cada um classificando uma seleção. As outras quatro participantes – Bolívia, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname – vão ser separadas em duas semifinais. Quem vencer sua semifinal disputará a vaga na Copas com uma das cabeças de chave, de acordo com o sorteio.
Por serem da mesma confederação, as seleções jamaicana e surinamesa não poderão se enfrentar na semifinal.
Repescagem europeia
Itália ficou em segundo lugar em seu grupo das Eliminatórias, atrás da Noruega — Foto: REUTERS/Alessandro Garofalo
As 16 seleções da repescagem europeia serão divididas em quatro caminhos, com uma seleção de cada pote do sorteio, também na quinta-feira. Haverá uma semifinal entre um país do Pote 1 contra outro do Pote 4, e a outra semifinal terá uma seleção do Pote 2 contra outra do Pote 3 – os jogos serão no dia 26 de março. Os vencedores de cada semifinal vão se enfrentar no dia 31 nas quatro decisões que apontarão os últimos europeus classificados para a Copa de 2026.
A Itália estará no Pote 1, junto com Dinamarca, Turquia e Ucrânia. Os adversários dessas seleções sairão do Pote 4, formado por quatro países que entraram na repescagem via Liga das Nações: Suécia, Macedônia do Norte, Romênia e Irlanda do Norte. As semifinais serão disputadas em jogo único, com as seleções do Pote 1 como mandantes.
As outras oito seleções da repescagem europeia seguirão a mesma dinâmica. Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia estarão no Pote 2 e jogarão a semifinal em casa. Suas adversárias sairão do Pote 3: Albânia (do técnico brasileiro Sylvinho), Irlanda, Kosovo e Bósnia e Herzegovina.




