Press "Enter" to skip to content

Representantes de Goiás votam a favor da PEC da Transição

Última atualização 08/12/2022 | 18:50

Na noite desta quarta-feira, 7, houve a aprovação da “PEC da Transição” durante sessão no Senado. Todos os três senadores de Goiás votaram a favor da medida, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Os parlamentares em questão são Jorge Kajuru (Podemos), Luiz do Carmo (PSC) e Vanderlan Cardoso (PSD).

A votação na PEC da Transição

A PEC da Transição é uma medida defendida pelo presidente eleito Lula (PT) na intenção de manter o valor do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil, em R$ 600 mensais a partir de janeiro. O texto aumenta o teto de gastos do governo e possibilita despesas que não estavam previstas no Orçamento de 2023.

A votação no Senado aconteceu em dois turnos. No primeiro, foram 64 votos a favor contra 16 contra. No segundo, o placar ficou em 64 a 13. Vale ressaltar que eram necessários apenas 49 votos para a aprovação da medida.

Entre os políticos que votaram a favor, Kajuru, Luiz do Carmo e Vanderlan aprovaram a medida nos dois turnos. Parlamentares como Simone Tebet (MDB-MS), Álvaro Dias (Podemos-PR), Fernando Collor (PTB-AL), José Serra (PSDB-SP) e Soraya Thronicke (União Brasil-MS) também votaram a favor. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Romário (PL-RJ), por outro lado, votaram contra.

Com a aprovação da PEC da Transição no Senado, o texto segue para votação na Câmara dos Deputados. A proposta tem ampliação do teto em R$ 145 bilhões para acomodar Bolsa Família e outros programas, com validade para 2023 e 2024 e prazo até o fim de agosto do ano que vem para o governo Lula enviar ao Congresso um novo regime fiscal em substituição ao teto de gastos.