Press "Enter" to skip to content

“Resgaste histórico”, diz Daniel Vilela nas festividades do Marco Zero do estado de Goiás

Última atualização 04/11/2023 | 16:18

“Não é possível projetar o futuro se não sabemos o início de tudo. Temos que manter estas memórias vivas e repassá-las às próximas gerações”, disse o governador em exercício Daniel Vilela ao participar, neste sábado, 4, em Buenolândia, distrito da cidade de Goiás, das festividades que celebram o local como Marco Zero do estado. O povoado foi fundado em 06/07/1726 pelo filho homônimo do bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera.

Durante missa de ação de graças conduzida pelo padre Augusto Cézar, Daniel afirmou que além do resgate histórico de Goiás, aquele momento era de reafirmação dos valores e da cultura goiana. “Nosso respeito e deferência à primeira povoação do nosso estado”, completou.

O governador em exercício ainda destacou o “empenho e o compromisso” do Governo de Goiás com a recuperação de símbolos e de espaços físicos que representam o estado. “O governador Ronaldo Caiado não se cansa de estar aqui e de valorizar nosso patrimônio histórico”, disse Daniel ao lembrar da recente restauração da Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no Povoado de Areias, construída em 1910. O templo era tradicional ponto de parada de comitivas que faziam longas viagens ao Rio de Janeiro. Ele mencionou também os novos sinos repassados à Igreja Matriz de Pirenópolis.

O prefeito da antiga Vila Boa, Aderson Gouvea, afirmou que se tratava de um “dia festivo”, e fez referência à transferência da capital para Goiânia, em 1937, para ilustrar a importância destes eventos alusivos ao Marco Zero. “A cidade de Goiás perdeu relevância política quando houve a mudança da capital. Mas se ela, assim como Buenolândia, sobrevive até hoje, é por conta de sua história, de sua cultura, da paixão dos moradores por esta terra”, ressaltou.

Após a celebração religiosa realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, o governador em exercício, acompanhado por moradores do distrito, foi até o encontro dos rios Vermelho e Bugre, local simbólico por ter sido o ponto em que Bartolomeu Bueno encontrou-se, pela primeira vez, com os indígenas que habitavam a região. No trajeto, Daniel atendeu a pedidos de fotos e foi presenteado com frutos de pequi. “Este sim, é o verdadeiro ouro que Bartolomeu não descobriu”, brincou, em tom bem-humorado.

Patrimônio

A Lei 22.202, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em 10 de agosto deste ano, instituiu o distrito de Buenolândia como Marco Zero e patrimônio histórico e cultural do estado. A autoria do projeto de lei no Legislativo goiano foi do deputado estadual Lucas Calil.

Como parte integrante das comemorações do Marco Zero ainda estavam previstas para este sábado a Cavalgada das Bandeiras pelo trecho de 13 quilômetros de estrada de terra que separam o distrito da GO-070 e apresentações culturais.