Resgate de animais silvestres em Garanhuns: PRF salva mais de 900 aves e jabutis em operação na BR-423.

resgate-de-animais-silvestres-em-garanhuns3A-prf-salva-mais-de-900-aves-e-jabutis-em-operacao-na-br-423

Jabutis, tico-ticos e azulões: PRF resgata mais de 900 animais silvestres em Garanhuns

Aves e jabutis haviam saído de Alagoas e seriam revendidos em Caruaru. Parte das espécies morreu durante o transporte.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na madrugada deste sábado (15), 885 pássaros silvestres e 18 jabutis que eram transportados de forma irregular em um carro, na BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

A apreensão ocorreu durante fiscalização realizada por policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF. O motorista, de 28 anos, estava sozinho e foi flagrado levando animais de diversas espécies, entre elas 400 galos-de-campina, 290 papa-capins, 58 tico-ticos e 49 azulões.

Os animais estavam em gaiolas e caixas de papelão apertadas, no porta-malas e nos bancos do veículo. Algumas aves morreram devido às condições da viagem.

O condutor informou que adquiriu os animais em Ouro Branco, em Alagoas, para revender em Caruaru, no Agreste pernambucano, a mais de 200 quilômetros de distância. Ele já havia sido detido anteriormente pela PRF pelo mesmo crime ambiental.

O homem foi autuado e poderá responder criminalmente pela prática de tráfico de animais silvestres. Os animais resgatados foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), onde receberão cuidados até que possam ser devolvidos ao habitat natural.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp