Quatro jovens foram resgatados após se perderem durante a descida do Pico Jurapê, conhecido como o segundo ponto mais alto de Joinville, em Santa Catarina. O local, com cerca de 1.150 metros de altitude, foi palco de um momento de tensão para o grupo de jovens, mas felizmente ninguém ficou ferido.
De acordo com informações do Grupo de Resgate em Montanha (GRM), os jovens haviam iniciado a subida ao pico no sábado e passaram a noite no cume. No entanto, ao iniciar a descida no domingo, eles se depararam com dificuldades para encontrar o caminho correto e precisaram acionar o serviço de emergência pelo 193.
O Pico Jurapê está localizado na Serra do Piraí, dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca, e é o segundo ponto mais alto da cidade de Joinville, com aproximadamente 1.150 metros de altitude. A trilha que leva ao topo possui cerca de sete quilômetros, passa por três rios e inclui trechos íngremes e rochosos.
O Corpo de Bombeiros, ao ser acionado, mobilizou o GRM, especializado em áreas de difícil acesso, para o resgate dos jovens perdidos. Após a localização dos mesmos por volta das 13h30, equipes foram enviadas para acompanhá-los na descida, garantindo a segurança do grupo durante todo o percurso.
É importante ressaltar a importância de não realizar trilhas em regiões de difícil acesso sozinho, conforme orientação do diretor operacional do GRM, Michael Corrêa. Além disso, um bom planejamento da rota a ser seguida e atenção ao período do ano são essenciais para garantir a segurança em atividades de montanhismo.
Diante do incidente no Pico Jurapê, os jovens resgatados foram entregues aos cuidados do Corpo de Bombeiros após o retorno à base do pico. A ação bem-sucedida das equipes de resgate reforça a importância da preparação e cautela em atividades em ambientes de natureza selvagem, garantindo a integridade e a segurança de todos os envolvidos.




