Resgate de soterrados em deslizamento em Salvador: um morto

Veja resgate de soterrados em deslizamento em Salvador. Um morreu

Ao menos quatro pessoas estão soterradas após um deslizamento de terra em Salvador (BA); capital registrou mais de 219 milímetros de chuva

Um homem, de 23 anos, morreu em um deslizamento de terra após fortes chuvas em Salvador (BA), na manhã desta quarta-feira (27/11). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), em outro ponto de deslizamento, quatro pessoas foram encontradas soterradas e socorridas com vida. Uma vítima morreu.

Em meio as chuvas fortes que ocorreram desde o fim de semana, o deslizamento afetou a população na capital, entre os bairros de Saramandaia e Pernambués. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, afirmou que ainda há riscos de novos desabamentos e deslizamentos no bairro.

“Já temos conhecimento dessa vítima fatal, mas os bombeiros continuam fazendo buscas por outras eventuais vítimas e realizando demais resgates. Estamos atuando com uma equipe muito grande aqui no local. Ainda não temos a dimensão real da tragédia, porque as informações são preliminares”, destacou o coronel.

Imagens mostram o momento em que a população contribui intensamente para realizar o resgate de um homem soterrado em lamas e escombros.

O estado de saúde e a identidade das vítimas não foram divulgados. A Secretaria de Saúde foi procurada pelo Metrópoles, que não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, utilizou as redes sociais para manifestar seu apoio e solidariedade para as famílias e vítimas que foram impactadas pela chuva.

“Com muita tristeza, recebemos a confirmação de uma vítima fatal, além de casas soterradas e pessoas desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem Salvador e outras regiões do estado. Minha solidariedade às famílias impactadas por essa tragédia”, publicou Jerônimo na rede social X.

Cidades afetadas na Bahia

A Climatempo informou que a capital baiana enfrentou grandes quantidades de chuvas neste mês de novembro. Nesta última semana, Salvador superou a média mensal do mês inteiro, com 219,55 mm de chuva.

Segundo a Climatempo, Salvador não foi apenas a cidade que enfrentou grandes acúmulos de chuva. Algumas cidades baianas registraram um volume elevado nos últimos dias.

Caravelas: 249,4 mm
Correntina: 239,8 mm
Salvador: 234,8 mm
Ilhéus: 214,2 mm
Barreiras: 195,2 mm

Os próximos dias para Salvador permanecem em alerta, diz a Climatempo. A partir de quinta-feira (28/11), as expectativas são de melhoras, com a tendência de chuvas isoladas e mais leves. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) também seguem de plantão e monitorando as regiões afetadas em toda a Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Presos por planejar atentado e “banho de sangue” no DF: detalhes da rotina no hospital e ala especial, acesso exclusivo

A rotina dos presos que prometeram atentado e “banho de sangue” no DF

A coluna teve acesso a detalhes da rotina do advogado Fabrizio Domingos Costa Ferreira, 46 anos e do corretor de imóveis Lucas Ribeiro, 30

Os dois homens detidos após planejarem ataques a prédios públicos e um “banho de sangue” no Réveillon do ano passado seguem sob custódia das autoridades brasilienses. Ambos os casos são apurados pela Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da Polícia Civil do DF. A coluna teve acesso exclusivo a detalhes da rotina do advogado Fabrizio Domingos Costa Ferreira, 46 anos e do corretor de imóveis de Fortaleza (CE) Lucas Ribeiro Leitão (foto em destaque), 30.

O advogado suspeito de ameaçar explodir o Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o prédio da Superintendência Regional da Polícia Federal está internado no hospital psiquiátrico São Vicente de Paulo (HSVP) e ocupa um dos 83 leitos da unidade. Fabrizio é mantido sob efeito de medicamentos e alterna lucidez com momentos em que fica fora da realidade. No entanto, ele se mantém tranquilo e não apresenta crises de violência.

Já o corretor preso durante uma operação deflagrada pela DPCev em 29 de dezembro do ano passado, na Bahia, próximo à divisa com Goiás, está sob custódia em uma ala especial, no Hospital de Base. A coluna apurou que a família do corretor acompanha Lucas. Ele estaria apresentando lucidez e noção do motivo pelo qual foi preso. Os parentes aguardam a finalização do tratamento para tentar transferi-lo para seguir para o Ceará e prosseguir com o atendimento médico e psiquiátrico.

BANHO DE SANGUE

A coluna Na Mira teve acesso a imagens do momento em que Lucas foi preso. Com ele, os policiais encontraram uma faca. Além de pegar carona em um caminhão, ele afirmou que usaria “táticas militares” no atentado na capital do país. Ele disse, ainda, que fez uma promessa a “uma garota”, bem como a uma “série de pessoas”, e que só finalizaria a “missão” após ela ser “concluída”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE DF no Instagram.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do DE: (61) 9119-8884.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp