VÍDEO: Turistas e guia resgatam filhote de macaco que caiu em cânion de cachoeira na Chapada dos Veadeiros
Vídeo mostra momento que filhote é colocado em um colete salva-vidas e atravessa o cânion. Segundo o guia, Filipe Siqueira, o filhote de macaco-prego não conseguiu voltar para o bando após cair na água e ficar isolado em rocha.
1 de 1 Filhote de macaco-prego é resgatado por guia e turistas na Chapada dos Veadeiros, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Filhote de macaco-prego é resgatado por guia e turistas na Chapada dos Veadeiros, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o resgate que três turistas e um guia fizeram de um filhote de macaco-prego que caiu num cânion na Cachoeira do Dragão, em São João d’Aliança, no nordeste de Goiás. Segundo o guia turístico Filipe Siqueira, o filhote de macaco-prego caiu nas águas do cânion, ficou isolado em rocha e não conseguiu voltar para o bando. O atrativo da Chapada dos Veadeiros é conhecido por ter trilha pelo rio, cânions e revoada de andorinhas.
O vídeo postado nas redes sociais mostra o momento que o guia e mais três turistas conseguem colocar o filhote em um salva-vidas e atravessam o cânion. Segundo o guia, macaco estava com muito medo e tentou mordê-lo após tentativa de resgate.
Filipe relatou que enquanto ele e os turistas atravessaram o cânion da Cachoeira do Dragão perceberam um bando de macacos-pregos agitados no topo das paredes rochosas. “Eles estavam vocalizando com uma intensidade incomum”, disse o guia. A turma parou de nadar e viram o filhote parado em uma rocha cercado pelas águas, informou o guia. “Ele estava isolado, vulnerável, e sua família observava, impotente, do alto,” contou Felipe.
Segundo Filipe, foram necessárias várias tentativas, muita paciência e cuidado, pois o filhote estava muito estressado com a situação. “Até que finalmente conseguimos acomodá-lo com segurança dentro do meu colete salva-vidas,” relatou Felipe. Conforme Filipe, o grupo seguiu por entre rochas e as corredeiras até alcançar uma área segura, fora do cânion. “Lá, deixamos o pequeno em um local protegido, onde, com sorte, ele reencontraria seu bando e voltaria ao seu lar na mata,” escreveu Filipe.
CACHOEIRA DO DRAGÃO
Um portal para outra dimensão. Assim é definida a experiência de quem visita à Cachoeira do Dragão. O atrativo é considerado um dos mais desafiadores da região. Mas, turistas garantem que fazer a trilha pelo rio, nadar no meio dos cânions e observar uma revoada de andorinhas fazem da visita uma experiência única e inesquecível. A Cachoeira do Dragão foi aberta em 2018 e atrai visitantes de todo o Brasil que buscam contato com a natureza e aventura. O atrativo possui duas quedas d’água de 90 metros de altura (que correspondem a um prédio de 30 andares), caindo uma de frente para a outra.