Empresa afirma que governo federal aprovou reparos na ponte que caiu
Empresa contratada pelo governo federal rompe o silêncio após ponte cair e
deixar ao menos 11 mortos; veja o que diz a Matera Engenharia
Empresa contratada pelo governo federal para a manutenção da ponte Juscelino
Kubitscheck, que caiu no domingo (22/12) e deixou ao menos 11 mortos
[https://www.de.com/brasil/tragedia-anunciada-dnit-e-populacao-alertaram-sobre-ponte-que-caiu],
a Matera Engenharia decidiu romper o silêncio. Em contato com a coluna, a
empreiteira afirmou que o último reparo realizado na ponte foi feito há mais de
um ano, em novembro de 2023. A companhia alegou ainda que o governo federal
aprovou todos os serviços, sem ressalvas, por meio do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes, o Dnit [https://www.gov.br/dnit/pt-br], vinculado
ao Ministério dos Transportes.
“A Matera Engenharia esclarece que seu contrato com o governo federal previa a
realização de serviços de manutenção (pequenos reparos) em 36 pontes do estado
do Tocantins. Tal contrato foi completamente concluído em novembro de 2023 e
aprovado pelo Dnit em documento oficial sem qualquer ressalva”, afirmou a
empreiteira.
“A empresa não atuava na ponte Juscelino Kubitscheck há mais de 1 ano e não era
a responsável pelos serviços de reabilitação, que são obras mais complexas, como
por exemplo reforço estrutural para conter danos mais severos na estrutura. A
empresa esclarece, ainda, que não recebeu qualquer punição relacionada ao
contrato em questão”, prosseguiu a companhia.
Como mostrou a coluna, o Ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho,
informou inicialmente que contratou a Matera Engenharia por R$ 3,6 milhões para
a manutenção da Ponte Juscelino Kubitscheck, na divisa do Maranhão com o
Tocantins, entre 2021 e 2024. Após a publicação da reportagem, o Dnit entrou em
contato e afirmou que tal valor seria referente a reparos em 36 construções no
Tocantins. E que o valor destinado especificamente à ponte foi de R$ 804 mil.
DNIT SE MANIFESTA
Chefiado pelo engenheiro civil Fabricio de Oliveira Galvão, o Dnit enviou o
seguinte posicionamento à coluna:
“O Dnit informa que se trata do Contrato nº 23 00525/2021, executado entre
novembro de 2021 e novembro de 2023, para a manutenção de 36 OAEs no estado do
Tocantins, cujo escopo incluía a manutenção das vigas, laje, passeios e pilares
de estrutura, no valor de R$ 3,5 milhões, em que foram destinados, desse total,
R$ 804.808,65 para a manutenção da Ponte sobre o Rio Tocantins. O valor total do
contrato medido foi de R$2.993.699,02.”
“A empresa atualmente detém 30 contratos ativos com o DNIT, entre eles,
contratos nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Espírito
Santo e Mato Grosso do Sul, que totalizam R$191.086.648,61 contratados, dos
quais foram medidos R$ 108.051.746,46.”
“Durante a execução dos contratos com o Dnit, foi constatado pela fiscalização
do órgão o descumprimento de cláusulas contratuais na execução de um dos
contratos, no qual após o processo administrativo de apuração de
responsabilidade, teve a sanção de impedimento para licitar com a administração
pública. A partir da sanção aplicada e da devida notificação, a empresa ficou
impedida de participar de novos certames.”
11 imagens
Dnit apontou fissuras e “vibrações excessivas” anos antes de a Ponte Juscelino
Kubitschek desabar
Além das 11 mortes confirmadas na Ponte Juscelino Kubitscheck, outras seis
pessoas seguem desaparecidas.
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