E o lustre? Peça do Centro de Convivência de Campinas passa por avaliação técnica para restauração, entenda
O lustre, com 3,5 metros de altura e centenas de elementos delicados em vidro e ferro, que decorava o saguão do Centro de Convivência de Campinas (SP), sofreu danos e está passando por uma avaliação técnica para ser restaurado. A peça foi danificada com oxidação na base de ferro e peças de vidro danificadas, como mostrado em imagens da Reprodução da EPTV.
Após a conclusão do laudo, a intenção é modernizar o lustre utilizando as partes originais que ainda podem ser recuperadas. Somente após esse processo de restauração é que ele será recolocado no teatro, para embelezar novamente o local.
O Centro de Convivência, que estava fechado desde 2011, foi enfim entregue na última quinta-feira (10), encerrando um impasse de 14 anos. Segundo a prefeitura, a expectativa é que o lustre esteja novamente no saguão do espaço em outubro, a tempo de iniciar os eventos-piloto planejados.
A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, mencionou que o lustre foi desmontado e está passando por uma avaliação técnica desde o dia 12 de junho. Infelizmente, as infiltrações no local já estavam causando problemas, como a oxidação da base de ferro e as peças de vidro danificadas devido ao tempo e exposição.
A prefeitura está trabalhando para recuperar a maior parte das peças originais do lustre, e o que não puder ser restaurado será utilizado para uma releitura da obra. A ideia é modernizá-lo com tecnologias como neon e RGB, trazendo uma nova vida para a peça enquanto ainda mantém sua essência.
A expectativa é que o laudo do lustre seja finalizado entre o final de julho e o início de agosto, para que a peça possa ser recolocada no saguão do Centro de Convivência a tempo da abertura para os eventos-piloto previstos para outubro. A ideia é que o lustre ocupe um lugar de destaque no saguão, do teto ao chão, sendo o ponto focal desse espaço monumental.
Por fim, é interessante notar que a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em Campinas também possui um lustre de destaque, com uma história única. A peça que pertencia ao antigo Teatro Municipal Carlos Gomes foi doada após a demolição do local em 1965, sendo um símbolo importante na instituição.