Press "Enter" to skip to content

Restaurado, teatro de Pirenópolis é entregue ao Governo de Goiás

Última atualização 26/11/2023 | 09:52

Com restauração geral de estruturas, o Theatro Sebastião Pompeu de Pina, de Pirenópolis, foi entregue pelo IPHAN ao Governo de Goiás neste sábado (25/11), em solenidade com apresentações artísticas da cultura local e presença de autoridades. O espaço, agora sob a administração da Secretaria da Retomada, receberá um investimento de R$ 1,16 milhão para a instalação de sistemas de áudio, vídeo de última geração, geradores e um estúdio de gravação.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário da Retomada César Moura contou que o teatro vai abrigar uma unidade de Desenvolvimento Econômico e Promoção das Artes e Economia Criativa, integrada ao Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec). “Vamos ter aulas, apresentações dos alunos, porque queremos isso aqui vivo”, destacou.

O secretário lembrou da visita que fez ao teatro junto do governador, em 2020, quando a obra do IPHAN estava parada. O chefe do Executivo pediu andamento ao governo federal. “Deu certo e agora temos pressa de entregar o teatro para a cidade. Todos os equipamentos já foram adquiridos e em menos de um mês os moradores terão o teatro de volta”, garantiu César Moura.

Construído em 1901, o Teatro de Pirenópolis foi restaurado respeitando a arquitetura e estrutura originais. A obra total custou R$ 5,1 milhões. “Quero agradecer ao governador, em nome do César Moura aqui presente, e também à secretária da Cultura Yara Nunes pela parceria. Goiás é um estado forte, que tem uma cultura pujante e é muito importante para nós”, afirmou o presidente do IPHAN, Leandro Grass.

O evento de entrega da obra marca o início de uma nova era para o Teatro de Pirenópolis, que promete impulsionar a cultura, a arte e a economia criativa na região, mantendo viva a chama da história e da excelência artística. “No ano passado, nós recebemos mais de 1 milhão de turistas em Pirenópolis. Queremos trazer eventos todo fim de semana e que a nossa população possa apresentar nossa cultura. Isso é fomento também à economia”, pontuou o prefeito da cidade, Nivaldo Melo.