A Receita Federal vai liberar, a partir das 10h desta sexta-feira, 23, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Ao todo, serão pagos R$ 11 bilhões a 6,257 milhões de contribuintes. Os valores serão depositados no dia 30 de maio.
Fazem parte deste primeiro grupo os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo e aqueles que integram a lista de prioridades, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores, além de quem optou pela declaração pré-preenchida e indicou o Pix para recebimento.
A consulta deve ser feita pelo site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), acessando a área “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando em “Consultar a Restituição”. Para realizar a verificação, é necessário informar o CPF, a data de nascimento, marcar a opção “Sou humano” e clicar em “Consultar”.
O pagamento da restituição será feito em cinco lotes, de maio a setembro. Confira o cronograma:
-
1º lote: 30 de maio
-
2º lote: 30 de junho
-
3º lote: 31 de julho
-
4º lote: 29 de agosto
-
5º lote: 30 de setembro
Quem ainda não enviou a declaração deve ficar atento: o prazo final para prestar contas com o Fisco termina em 30 de maio. Até o momento, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não entregaram o documento.
Caso o contribuinte não receba a restituição esperada, é possível consultar a situação pelo extrato da declaração disponível no sistema “Meu Imposto de Renda”, acessado por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Entre os principais motivos para o não pagamento estão pendências na declaração (malha fina), dívidas com a Receita (malha débito), problemas com os dados bancários ou o fato de ainda não estar incluído no lote liberado.