Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal DE Maranhão.
Confira o resumo completo das principais notícias divulgadas pelo DE Maranhão na semana de 21 a 27 de setembro.
DOMINGO (21)
Manifestantes realizaram, na manhã deste domingo (21), na região do Centro Histórico de São Luís, um ato contra a PEC da Blindagem, que amplia a proteção judicial a deputados e senadores e contra o projeto de lei que concede anistia a condenados pelos atos golpistas. O ato, convocado por partidos de esquerda, teve como concentração a Praça da Igreja do Carmo, na região central da capital. Com cartazes e faixas, os manifestantes saíram pelas ruas do Centro distribuindo panfletos e gritando palavras de ordem. Alguns manifestantes carregam placas com as fotos dos 15 deputados federais maranhenses que votaram a favor do texto-base da chamada PEC da Blindagem.
O ex-deputado estadual do Maranhão e líder religioso, Pastor Cavalcante, faleceu aos 65 anos no Rio de Janeiro, onde estava internado se preparando para um transplante de fígado. José Alves Cavalcante, conhecido como Pastor Cavalcante, era um dos principais líderes evangélicos do estado. Ele também foi eleito deputado estadual em 2018 e permaneceu no cargo até 2022. Há mais de 20 anos, o ex-deputado lutava contra a Hepatite C.
SEGUNDA-FEIRA (22)
Câmeras de segurança registraram o assassinato de Letícia Pereira da Silva, 23 anos, em Balsas, no sul do Maranhão. Ela foi morta a golpes de facão na porta de casa. O suspeito é o padrasto, Francisco Caio de Almeida Santos, preso no mesmo dia. Segundo a polícia, o caso está sendo investigado como feminicídio. O vídeo da atriz Gilda Nomacce viralizou nas redes sociais após uma entrevista ao vivo no JM1, da TV Mirante. Durante a entrevista, Gilda fez uma performance intensa que incluiu um grito, o que rapidamente viralizou nas redes sociais. Nas redes sociais, várias pessoas especularam que a apresentadora Geyce teria se assustado e encerrado o programa por conta da performance, mas a apresentadora negou explicando que já sabia da performance.
TERÇA-FEIRA (23)
Um corpo ainda não identificado foi encontrado carbonizado, na manhã desta terça-feira (23), em um prédio abandonado na Avenida dos Franceses, no bairro Alemanha, em São Luís, ao lado da Guarda Municipal. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, a vítima apresentava sinais de mutilação, com braços e pernas cortados. O local foi isolado e equipes da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas para realizar a perícia e remover o corpo. Até o momento, não há informações sobre a identidade da vítima nem sobre as circunstâncias do crime.
QUARTA-FEIRA (24)
O Governo do Maranhão anunciou que 385 celulares roubados serão devolvidos aos donos na Grande São Luís, na nova fase do programa ‘Meu Celular de Volta’. A entrega dos aparelhos está marcada para o dia 25 de setembro. Os intimados a reaverem os celulares deverão procurar a delegacia. Dois homens morreram no início da tarde desta quarta-feira (24), esmagados por placas de mármore na cidade de Codó. As vítimas foram identificadas como Agelanor Caprini Salvador, de 38 anos, e Francivaldo Reis Chaves, de 31 anos.
QUINTA-FEIRA (25)
Aurá, considerado o último sobrevivente de um povo de etnia desconhecida que vivia no Maranhão, faleceu aos 77 anos em Zé Doca. Ele foi avistado pela primeira vez em 1987, ao lado do irmão Auré. Depois da morte do irmão, em 2014, Aurá passou a viver sozinho na aldeia Cocal, na Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão. O influenciador digital Reinaldo da Silva Melo, conhecido como Rei da Juquira, teve sua prisão revogada após estar foragido por 16 anos por um mandado de prisão preventiva por homicídio.
SEXTA-FEIRA (26)
Um vídeo flagrou o momento exato em que o policial militar Moab Gomes de Melo agrediu uma mulher em Chapadinha. O policial foi preso e solto, mas posteriormente teve sua prisão preventiva decretada. O motorista de um caminhão atropelou e matou duas crianças na ladeira da Rua 03 do bairro Redenção, em São Luís, enquanto as vítimas aguardavam na fila para receber bombons da celebração de São Cosme e Damião.
SÁBADO (27)
Na manhã deste sábado (27), um caminhão atropelou duas crianças na ladeira da Rua 03 do bairro Redenção, em São Luís, quando as vítimas aguardavam na fila para receber bombons da celebração de São Cosme e Damião. O motorista foi autuado em flagrante por homicídio com dolo eventual. David morreu no local e Jonathan chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O policial militar Mauro César dos Santos foi preso por ter agredido a mulher com socos e chutes em frente da casa onde o casal morava em Chapadinha.
Assim, estas foram as notícias mais relevantes divulgadas pelo DE Maranhão ao longo da semana de 21 a 27 de setembro. É importante estar informado sobre os acontecimentos da região para compreender os desafios e progressos locais.