Cinco campeões, dois vices e dois com chance de título: o saldo dos times da Série B nos estaduais
Amazonas, Avaí, CRB, Operário-PR e Vila Nova erguem a taça; Paysandu e Remo estão no páreo
Operário levanta o troféu de campeão e torcida invade o campo
Os times da Série B do Brasileiro iniciam na sexta-feira a disputa pelo acesso à primeira divisão. Dos 20 clubes envolvidos na competição, quatro deles chegam como campeões estaduais: Amazonas, Avaí, CRB, Operário-PR e Vila Nova. Outros dois ainda têm chances de título: Paysandu e Remo. Veja a lista completa abaixo.
Depois de ter conquistado o primeiro título em 2023 e perdido no ano passado nos pênaltis, o Amazonas voltou a levantar a taça de campeão estadual. O título do Amazonense foi na terça-feira ao superar por 2 a 1 o Nacional-AM, em duelo único, na Arena da Amazônia. Foi o primeiro título de Eduardo Barros, ex-auxiliar de Fernando Diniz, como treinador.
O Avaí foi o campeão do Catarinense 2025. O Leão conquistou o 19º título da sua história após empatar por 1 a 1 com a Chapecoense, no jogo de volta da final. No entanto, o time catarinense trocou de técnico: saiu Enderson Moreira e chegou Jair Ventura.
O CRB conquistou o tetracampeonato alagoano ao vencer o ASA, por 2 a 1, no confronto de volta da final. Na ida, os times ficaram no empate por 2 a 2. O time regatiano chegou no 35º título estadual da história, sendo o 11º apenas no século XXI. O Galo, porém, trocou de comando: saiu Umberto Louzer e chegou Eduardo Barroca.
O Operário-PR foi campeão do Paranaense, encerrando o jejum de 10 anos desde a última (e até então única) conquista. Para ficar com a taça, o Fantasma venceu nos pênaltis o Maringá, no Germano Krüger. No tempo normal, os times ficaram no empate, por 1 a 1. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Elias, que defendeu a última cobrança, do zagueiro Ronald.
O Vila Nova ficou com a taça do Goiano. O Tigre fez três gols no segundo tempo e venceu o Anápolis por 3 a 0 em um estádio Serra Dourada lotado, colocando um ponto final no jejum de 20 anos sem título estadual. Na ida, o adversário havia vencido por 2 a 0, no Jonas Duarte.
A Série B 2025 também terá a presença de vice-campeões, que fizeram campanhas sólidas. Casos de América-MG e Chapecoense.
Paysandu e Remo seguem na disputa do estadual e vão decidir o título. As datas e horários das partidas ainda serão definidas pela Federação Paraense de Futebol.
O desempenho dos 20 times da Série B nos estaduais é diversificado, mostrando a força das equipes que buscam o acesso à elite do futebol brasileiro. O equilíbrio e a competitividade serão pontos-chave na busca pelos objetivos de cada clube. Mais notícias do esporte paranaense podem ser encontradas em ge.globo/pr.