Retomada da obra do Hospital Universitário da UFJF prevista para julho: novos leitos e avanços na saúde da região.

retomada-da-obra-do-hospital-universitario-da-ufjf-prevista-para-julho3A-novos-leitos-e-avancos-na-saude-da-regiao

Após uma década parada, a obra do Hospital Universitário da UFJF está prestes a ser retomada em julho. O edital para a seleção da nova empresa responsável pelos trabalhos foi divulgado no dia 29 deste mês. A UFJF em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estima que a conclusão das obras ocorra em aproximadamente três anos.

As obras do HU da UFJF estão paradas desde 2015 e agora serão retomadas após essa nova licitação. A previsão é de que os trabalhos se iniciem no mês de julho, marcando o recomeço de um projeto que estava parado desde 2012. Com um investimento de R$ 234 milhões do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e mais R$ 88 milhões da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para a aquisição de equipamentos, a expectativa é que a empresa contratada finalize a obra em 36 meses.

Antes da publicação do edital, foi realizada uma avaliação técnica na estrutura do prédio que estava abandonado por 10 anos. Segundo o superintendente do HU, Dimas Araújo, o relatório concluiu que a estrutura possui condições adequadas para dar continuidade aos trabalhos, sem a necessidade de intervenções adicionais. A empresa contratada reavaliou as condições do prédio, estrutura física, acessibilidade, questões sanitárias e de segurança contra incêndios.

A expansão do hospital universitário incluirá a disponibilização de quase 400 novos leitos, o que representa quase o triplo da capacidade atual, que é de 137. Além disso, serão agregadas 10 salas de cirurgia, viabilizando a realização de novos procedimentos como transplante de medula óssea, tratamento de queimados, atendimento de gestações de alto risco, pronto atendimento adulto, pediátrico e obstétrico. Com a finalização da obra, cerca de 1,7 milhão de pessoas de 94 municípios da região de Juiz de Fora serão beneficiadas.

Com o término das obras, as operações que funcionam na unidade do HU do Bairro Santa Catarina serão transferidas para o novo prédio do Dom Bosco, em Juiz de Fora. O novo hospital abrirá oportunidades para a ampliação e qualificação de residentes e acadêmicos de 29 programas de residência médica, além de novas possibilidades para pesquisas.

É importante ressaltar que a construção do Hospital Universitário da UFJF foi alvo de investigação em 2019, quando foram deflagradas operações contra fraudes relacionadas às obras. Contudo, com o repasse de recursos e a retomada dos trabalhos, a expectativa é de que a nova estrutura contribua significativamente para a saúde da região. Assim, a população aguarda ansiosamente pela conclusão do projeto, que trará benefícios para um grande número de pessoas na área de abrangência do hospital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp