Ônibus voltam a entrar em bairro quase três dias após operação policial com 12 mortes em Salvador
A retomada da circulação dos ônibus do transporte público de Salvador no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio da capital baiana, aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), quase três dias após a operação policial que resultou na morte de 12 suspeitos de integrar um grupo criminoso. A liberação do acesso dos ônibus ao bairro ocorreu por volta das 9 horas, após um acordo entre a Prefeitura de Salvador e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). A presença de policiais militares reforça a segurança na região.
Durante a suspensão temporária do serviço, os moradores precisavam se deslocar até um trecho da BA-528, conhecida como Estrada do Derba, localizada no bairro de Vista Alegre, para conseguir utilizar os ônibus. A movimentação intensa de viaturas e policiais foi registrada em frente ao Hospital do Subúrbio, evidenciando a ação policial que resultou no desfecho trágico de 12 suspeitos.
Armas de diferentes calibres, munições e celulares foram apreendidos durante a operação. O acesso direto às identidades dos 12 suspeitos mortos foi possibilitado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Apenas um corpo ainda aguardava a retirada pela família até a manhã de sexta-feira. Os nomes e idades dos suspeitos abatidos foram divulgados pela polícia, incluindo Davi Costa dos Anjos, Paulo Ricardo Santos Pereira, João Cledison Santos Souza, entre outros.
A operação policial em Fazenda Coutos foi caracterizada como “impostergável” pelo comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho. O planejamento da incursão se deu após a descoberta da presença de homens armados na região, evidenciando confrontos entre facções criminosas. Os suspeitos foram encontrados em áreas de mata e casas, estrategicamente posicionados para confrontar as forças policiais. Os militares, ao atingirem os suspeitos, os levaram para o Hospital do Subúrbio, onde foi constatado o óbito.
Investigações em andamento envolvem depoimentos de testemunhas e policiais, além da perícia nos locais e nas armas apreendidas. A Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia instaurou procedimentos para acompanhar as investigações, visando esclarecer os fatos e garantir transparência na condução do caso. Um deputado estadual protocolou uma moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia em reconhecimento à atuação corajosa da Polícia Militar na ação em Fazenda Coutos.
Para seguir informado sobre as últimas notícias do estado, confira mais detalhes no DE Bahia. A retomada da circulação dos ônibus em Fazenda Coutos representa um passo importante para a normalidade na região após o trágico episódio que resultou em 12 mortes. As autoridades continuam empenhadas em elucidar os acontecimentos e garantir a segurança da população local. Assista aos resumos em vídeo da DE e TV Bahia para estar por dentro de todo o desenrolar dos acontecimentos recentes.