Cerca de 300 mil alunos da rede estadual do interior do Pará retornam às aulas nesta quinta-feira, 31. Com o calendário ajustado para a COP 30 e a ampliação do ensino integral, a rede estadual inicia o segundo semestre com mais de 300 mil estudantes no interior e 162 escolas em tempo integral no Pará. O segundo semestre letivo de 2025 começa nesta quinta-feira (31) para cerca de 300 mil estudantes da rede pública estadual de ensino nos municípios do interior do Pará. As aulas são retomadas nas unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Na Região Metropolitana de Belém DE, o retorno às aulas ocorreu no último dia 14 de julho, para aproximadamente 168 mil alunos de Belém, Ananindeua DE e Marituba DE. Nessas cidades, o calendário escolar foi modificado por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro deste ano, na capital paraense. De acordo com a Seduc, o recesso escolar na RMB foi dividido em dois períodos: o primeiro, de 30 de junho a 13 de julho, e o segundo, de 5 a 21 de novembro, coincidindo com a realização do evento internacional.
No município de Santo Antônio do Tauá, na Região de Integração do Guamá, a direção e o corpo docente da Escola Estadual de Tempo Integral Celso Rodrigues aguardam os estudantes com entusiasmo, destaca o professor de Física, Fábio Jorge Ferreira. Segundo ele, estão todos na escola se preparando para recebê-los de braços abertos e planejando uma acolhida especial neste recomeço após as férias. A Escola Estadual de Tempo Integral Professor Benício Lopes, no município de Castanhal, Região de Integração do Guamá, também tem grandes expectativas para o retorno das aulas.
O modelo de ensino em tempo integral tem ganhado força na rede pública estadual do Pará. Em 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliou o número de escolas que adotam o Programa de Ensino Integral (PEI), efetivando mais 49 unidades e totalizando 162 instituições com essa proposta pedagógica. Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018 DE, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos. Em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento.