Última atualização 23/03/2023 | 11:46
O retorno de Bolsonaro ao Brasil pode se tornar um evento político pelo PL, partido do qual o ex-presidente faz parte. A ideia da sigla é de que, antes de retornar ao país, Bolsonaro grave um vídeo para as redes sociais anunciando o retorno.
A pretensão é que haja uma mobilização de militâncias bolsonaristas, em uma tentativa de fazer uma demonstração pública de força política, mostrando que mesmo após passar meses no exterior o ex-mandatário ainda mobiliza eleitores. Além disso, também é desejado pela sigla que Bolsonaro se torne a principal oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O plano, cujo os detalhes ainda não foram aprovados por Bolsonaro, é de que ele retorne durante o final de semana em aeroportos do Rio de Janeiro ou São Paulo. Assim, a recepção de militantes ao redor seria mais fácil e traria uma maior imagem ao político.
Outra ideia é de que a chegada do ex-presidente em Brasília seja feita de forma discreta, para que não se torne algo preocupante.
Volta quando?
Apesar dos planos, Bolsonaro ainda não sabe quando voltará ao Brasil. O ex-presidente está vivendo em Orlando desde o dia 30 de dezembro, colaborando com a ideia de que não passaria a faixa presidencial a Lula.
Um grupo de aliados têm defendido que Bolsonaro estenda a viagem até a Europa, retornando apenas em maio. A idéia é que ele participe de encontros e eventos com liderança de direita em Portugal, Espanha e Itália.
No entanto, a decisão ainda não foi tomada pelo presidente, que segue morando com a família nos Estados Unidos.