Retorno de três grandes obras devem impactar trânsito de Goiânia

Viaduto da Avenida Castelo Branco estará em obras na terça e quarta-feira

Os motoristas da capital vão precisar redobrar os cuidados e a paciência a partir desta semana. A Prefeitura de Goiânia anunciou que dará andamento, de forma simultânea, a três importantes obras de infraestrutura que afetarão o tráfego na cidade. Uma delas, já a partir desta terça-feira, 30, com a total interdição da Avenida Castelo Branco para concretagem do viaduto da Avenida Leste-Oeste. Paralelamente, ocorrerão obras de reconstrução asfáltica na Avenida 85, entre a Praça Cívica e a Rua 103, e Perimetral Norte.

“O trânsito então terá um impacto, mas o benefício para a população será muito grande”, disse o prefeito Rogério Cruz, em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 29, para apresentar detalhes dos trabalhos de recuperação dos trechos na Avenida 85. As intervenções na via começam nesta quinta-feira, 2/5, às 7h, entre a Praça Cívica e a Rua 103, por um período de quatro dias. O fluxo de veículos será desviado para a Avenida Cora Coralina, no Setor Sul.

Na Avenida Castelo Branco, a interdição será para a concretagem da base do tabuleiro do viaduto da Avenida Leste-Oeste. Está programada para começar às 7h, e deve durar até o final da tarde de quarta-feira, 1º/5. Os serviços consistem no lançamento de concreto com bombas específicas.

Serão utilizados cerca de 180m³ de concreto, o equivalente a 430 toneladas, para a montagem da laje da plataforma superior do viaduto. Após a aplicação do concreto, será necessário um período de 15 dias para que ocorra a cura adequada. Após essa etapa, todos os andaimes que sustentam o suporte serão removidos, dando continuidade às próximas fases do projeto, que incluem a concretagem do guarda-rodas e a execução das rampas em terra armada nos lados leste e oeste.

Antes do início dos trabalhos, faixas informativas serão colocadas nas proximidades da obra do viaduto para alertar os motoristas sobre a interdição total. Com a interdição, o trânsito no sentido Centro-GO-060 será desviado na altura da Avenida Consolação-Avenida Anhanguera-Avenida Pirineus, retornando para a Avenida Castelo Branco. No sentido oposto, GO-060-Centro, o desvio terá início na Rua Itororó (sentido único)-Avenida Macambira-Avenida Consolação, com retorno para a Avenida Castelo Branco.

Durante todo o período de interdição, a sinalização vertical estará presente ao longo do trecho para orientar os motoristas que transitam regularmente pela área.

Avenida 85

Em 12 de março, as obras de manutenção e revitalização do asfalto da Avenida 85 foram concluídas, com a substituição da capa asfáltica. O foco agora está na recuperação de trechos que demandam reparos profundos, além da concretagem de pavimento rígido em frente aos pontos de ônibus, totalizando 15 locais. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até 30 de agosto. Para minimizar impactos, as intervenções nos cruzamentos serão prioritariamente realizadas aos finais de semana.

“Serão feitas as paradas de ônibus com pavimento rígido, à base de concreto armado, com uma durabilidade muito superior a um pavimento flexível. É um modelo voltado para transporte pesado, como é o caso do transporte coletivo”, afirma o secretário executivo da Seinfra, Alexandre Garcês de Araújo.

O projeto será dividido em três etapas, começando pela Praça Cívica até a Praça do Ratinho, seguindo até a T-11 e, por fim, até a T-62. A interdição entre a Praça Cívica e a Rua 103 está programada para durar quatro dias, com posterior adoção de intervenção parcial. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) fornecerão apoio viário e instalarão uma sinalização indicativa no local.

“Em especial, nesse primeiro trecho nós teremos a necessidade de fazer o fechamento da Avenida para quem está no sentido Centro-bairros. Então, o condutor precisa ficar atento e evitar a Praça Cívica. Nossa equipe de engenheiros fez todo um estudo, um trabalho, divulgação de faixas aéreas, justamente para informar esses condutores o desvio que vai ter aqui”, disse o secretário executivo da SMM, Ciro Meireles.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) também ajustou as linhas de ônibus durante o período de recuperação dos pontos. Onze linhas, responsáveis por transportar 30 mil passageiros por dia, serão afetadas. As áreas de embarque serão transferidas para a Avenida Cora Coralina, aproximadamente 300 metros distante dos locais usuais. Indicações e informações para os usuários foram disponibilizadas nos pontos originais e no aplicativo SiMRmtc.

“Ao fim desse primeiro trecho, os ônibus voltarão a circular na Avenida 85. No local em que ocorrerem as intervenções, o ônibus irá parar ou antes ou depois do ponto em obras”, explica a diretora de operações da CMTC, Áurea Pitaluga.

Prefeitura retoma obras nas avenidas 85 (imagem) e Perimetral Norte na próxima quinta-feira
Prefeitura retoma obras nas avenidas 85 (imagem) e Perimetral Norte na próxima quinta-feira (Foto: Seinfra)

Perimetral Norte

A reconstrução asfáltica da via começa na quinta-feira, 2/5, no trecho 4, que se estende da Avenida Eurico Viana, no Jardim Diamantina (Posto Gato Preto), até o Viaduto Iris Rezende Machado, no cruzamento com a Avenida Goiás Norte. O desvio no local começará no feriado do Dia do Trabalhador, 1º. Uma faixa reversa será implementada e todo o trecho estará devidamente sinalizado antes do início das obras, que têm previsão de duração de até 40 dias.

A reconstrução asfáltica da Avenida Perimetral Norte envolve a remoção completa do asfalto existente (fresagem), seguida pela recuperação da base da avenida e, em alguns pontos, aplicação de remendo profundo. Posteriormente, será feita a colocação de 5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), que constitui a nova capa asfáltica.

Já foram concluídos três trechos: da Praça do Expedicionário, no Setor Santa Genoveva, até o viaduto da GO-080; do viaduto até o Setor Goiânia 2; e do Setor Goiânia 2 até o Viaduto Iris Rezende Machado.

Linhas que terão os pontos de ônibus transferidos para a Avenida Cora Coralina:

004- T. Garavelo / Eixo T-9 / Centro;

008 – T. Veiga Jd. / Eixo 85 / T. Paulo Garcia;

017 – T. Cruzeiro / Centro / T. Paulo Garcia;

019 – T. Cruzeiro / T. Bíblia;

035 – T. Garavelo / Eixo T-63 / T. Paulo Garcia;

175 – T. Bandeiras / T. Bíblia – Via T-63;

277 – T. Cruzeiro / Pq. Amazonia / T. Paulo Garcia;

601 – Jd. Tiradentes / Centro; * Modo Operacional 04

602 – Colina Azul II / Centro; * Modo Operacional 04

603-  Ind. Mansões / Centro / Via T-10;  * Modo Operacional 04

919 – T. Bíblia / Av. T-10 / T. Isidória – IDA

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem é baleada por PRF na BR-040, no RJ, na véspera de Natal

Na véspera de Natal, Juliana Leite Rangel, uma jovem de 26 anos, foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, em Caxias, na Baixada Fluminense. O incidente ocorreu quando ela se dirigia à casa de parentes em Itaipu, Niterói.

Segundo relatos de seu pai, que também estava no veículo, ele sinalizou para encostar, mas os agentes da PRF iniciaram os disparos e balearam Juliana na nuca.

“Falei para a minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Porque você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho, como é que eu atirei em você?”, disse Alexandre.

A vítima foi levada imediatamente ao Hospital Adão Pereira Nunes, sendo submetida a uma cirurgia. Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Além dela, o pai também foi baleado na mão esquerda, mas não teve fraturas e recebeu alta na mesma noite do crime.

Deyse Rangel, mãe da vítima, também estava no carro no momento do incidente junto com o outro filho. “A gente viu a polícia e até falou assim: ‘Vamos dar passagem para a polícia. A gente deu e eles não passaram. Pelo contrário, começaram a mandar tiro em cima da gente. Foi muito tiro, foi muito tiro”, afirmou Deyse.

A PRF não se pronunciou sobre o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp