Rodízio de carros volta a valer na cidade de São Paulo a partir desta segunda-feira (12). A operação restringe a circulação no Anel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. Trânsito intenso na Avenida Washington Luiz, na Zona Sul da cidade de São Paulo, próximo ao Aeroporto de Congonhas, em 18/12/2025 — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O rodízio municipal de veículos será retomado na cidade de São Paulo nesta segunda-feira (12). A medida estava suspensa desde 22 de dezembro, em razão do menor volume de veículos registrado entre o fim de 2025 e o início de 2026. A Operação Horário de Pico restringe a circulação de veículos no Anel Viário da capital nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
Durante o rodízio, os veículos ficam proibidos de circular no Centro Expandido, que inclui as vias do Minianel Viário. Fazem parte desse perímetro as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’ Escragnolle Taunay, o Complexo Viário Maria Maluf, as avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, o Viaduto Grande São Paulo e as avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. O descumprimento das regras do rodízio configura infração média, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
O rodízio de placas para veículos pesados, como caminhões, e as demais restrições — Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) — seguem em vigor normalmente. Confira, abaixo, a tabela com os dias da semana e finais das placas:
– Segunda-feira: Placas finais 1 e 2
– Terça-feira: Placas finais 3 e 4
– Quarta-feira: Placas finais 5 e 6
– Quinta-feira: Placas finais 7 e 8
– Sexta-feira: Placas finais 9 e 0
Horários:
– Manhã: 7h às 10h
– Tarde/Noite: 17h às 20h
Área de abrangência:
– Funciona no Centro Expandido da cidade
Fins de semana e feriados:
– Não há rodízio, circulação livre de todos os veículos
Para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, os motoristas podem entrar em contato pelo SP156.




