Retorno dos voos para Fernando de Noronha: O que esperar a partir de abril de 2025

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Depois da Gol Linhas Aéreas anunciar o retorno das operações em Fernando de Noronha, programada para 1º de abril, o governo de Pernambuco informou que, “até o momento, nenhuma companhia aérea está autorizada a operar voos a jato para a ilha”. A Gol informou ao DE que tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para retornar os voos para Noronha e que não vai comentar a nota do governo do estado.

A empresa deixou de realizar viagens para Fernando de Noronha depois que a Anac proibiu o pouso de aviões de grande porte na ilha, em outubro de 2022, por conta dos buracos e fissuras na pista do aeródromo. Nesta terça (18), a Anac indicou que o retorno dos jatos pode ser liberado em abril deste ano. “Após interlocuções e visitas técnicas envolvendo Anac, operador aeroportuário e empresas aéreas, concluiu-se que a partir de abril de 2025 o Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar as operações comerciais com aeronaves a jato, desde que as obras de revitalização estejam concluídas e homologadas pela agência”, informou a Anac.

A Gol deu início à comercialização das passagens para Fernando de Noronha. A Anac indicou que as vendas podem ser realizadas. “Seguindo o disposto na resolução nº 440/2017 não há impeditivo regulatório às empresas aéreas que comercializem bilhetes aéreos para voos de e para Fernando de Noronha a partir de abril, respeitando as condições de infraestrutura dos aeroportos envolvidos e realizados os respectivos registros no Sistema de Registro de Serviços Aéreos (SIROS) da Anac”, esclareceu a Agência de Aviação Civil.

O recapeamento da pista do aeródromo teve início no dia 24 de setembro de 2024. A obra de recuperação está orçada de R$ 60 milhões e é executada pelo governo do estado. A Anac informou que a manutenção do eixo central da pista foi concluída. “A inspeção ocorreu nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025 e confirmou a conclusão das obras mínimas necessárias para a reavaliação da restrição vigente no aeródromo”, afirmou a Anac, em nota. A nota conjunta da a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) informou que tem mantido reuniões com as companhias aéreas, com a concessionária responsável pela operação do aeroporto e com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para definir a malha aérea que atenderá a ilha.

Em setembro de 2024, a Latam anunciou que iria operar em Fernando de Noronha, com voos que decolariam de São Paulo, a partir de novembro do ano passado, mas a obra de recuperação da pista do aeroporto não foi concluída e a rota não foi iniciada. Atualmente operam em Fernando de Noronha as empresas Azul Linhas Aéreas e Voepass, com viagens diárias que partem do Recife com aviões de médio porte, tipo ATR. Na quarta (19), está agendada reunião com as companhias aéreas para discutir todos os aspectos envolvidos, incluindo o início da venda de bilhetes. Após o encontro, o governo de Pernambuco fará os ajustes necessários para as autorizações e para garantir o desenvolvimento sustentável da ilha, sempre respeitando seus limites naturais e preservando esse patrimônio único.

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