Retrospectiva 2024: confira as fotos que marcaram o ano no Amazonas. — Foto: Reprodução
Em clima de retrospectiva, o DE reuniu dez imagens de acontecimentos que marcaram o ano de 2024. Os registros refletem momentos que vão entrar para a história.
O corpo da artista venezuelana Juliena Hernández foi encontrado em janeiro deste ano, em uma área de mata em Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Ela desapareceu enquanto pedalava pelo estado, em dezembro de 2023.
A ex-BBB Isabelle Nogueira ganhou o carinho dos fãs e até uma carreata pelas ruas de Manaus após o fim do Big Brother Brasil 2024. Ela ficou em 3º lugar no reality.
Cleusimar Cardoso e Ademar Cardoso, mãe e irmão da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, foram presos em maio, logo após a morte da empresária, suspeitos de envolvimento no caso. Eles também foram condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O Boi Caprichoso foi o tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, o Touro Negro emocionou os torcedores e conquistou o 26º título da agremiação.
O escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza morreu em agosto deste ano, aos 78 anos, em Manaus. O também cineasta é autor do romance de sucesso “Mad Maria”, que inspirou a criação da minissérie brasileira de mesmo nome, produzida pela Rede Globo.
Uma mancha de fogo com mais 500 quilômetros de extensão e mais de 400 quilômetros de largura encobriu parte do Amazonas neste ano, conforme captado pelo satélite europeu Copernicus. Neste ano, o Amazonas também entrou em estado de emergência ambiental devido às queimadas ocorridas em todo o estado.
O Rio Negro alcançou 12,11 metros em 2024, marcando a pior seca da história de Manaus pelo segundo ano consecutivo, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Um deslizamento de terra abriu uma cratera na orla de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, e engoliu parte do Porto da Terra Preta, no início de outubro.
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi reeleito para governar a capital amazonense por mais quatro anos. Quatro pessoas morreram após um acidente de trânsito na AM-010, rodovia que liga Manaus ao município de Itacoatiara, na Região Metropolitana, em dezembro.