Autoridades do Irã e dos EUA se reúnem em Roma para discutir acordo nuclear
Trump reiterou que Teerã não pode ter uma arma nuclear na véspera da nova rodada
de negociações
As delegações dos EUA e do Irã se reúnem em Roma neste sábado (19) para uma
segunda rodada de negociações de alto nível sobre o programa nuclear de Teerã,
em meio a um otimismo moderado quanto a um caminho diplomático a seguir.
As negociações deste sábado acontecem uma semana após a rodada inicial realizada em Mascate.
Embora as negociações sejam na Itália, espera-se que Omã atue novamente como mediador entre a equipe dos EUA, liderada pelo enviado especial Steve Witkoff, e a do Irã, liderada pelo Ministro das Relações Exteriores Abbas Araghchi.
Araghchi chegou à capital italiana na manhã deste sábado, informou a mídia estatal iraniana.
O presidente dos EUA Donald Trump sugeriu na quinta-feira (17) que não está considerando ataques militares iminentes contra as instalações nucleares do Irã.
“Não tenho pressa em fazê-lo porque acredito que o Irã tem a chance de ter um grande país e viver feliz sem morte”, ele afirmou quando questionado sobre uma reportagem do New York Times que reportou que ele teria desconsiderado tal ação militar por influência de Israel.
“Esperamos que as negociações continuem, que sejam frutíferas e que possam levar a algo”, disse o alto diplomata americano. “Todos nós preferimos uma resolução pacífica e duradoura.”
Desde a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã durante o primeiro mandato de Trump, Teerã excedeu os limites de enriquecimento de urânio, mas manteve a posição de que não busca uma arma nuclear. As tentativas de negociação entre os dois países têm um papel crucial nas relações internacionais.