Castro se reúne com Lewandowski no Palácio Guanabara
A reunião deve tratar de possibilidades de colaborações entre o governo federal e o estadual no combate ao crime, um dia depois que uma megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão deixou mais de 120 mortos.
Cláudio Castro (de terno cinza, ao Centro) chega ao Rio para reunião com Lewandowski (à frente, de cabelo branco e terno escuro) — Foto: Diego Haidar/TV Globo
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, se reúnem no fim da tarde desta quarta-feira (29) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, para uma reunião sobre o combate ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro, um dia depois que uma megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão deixou mais de 120 mortos.
A reunião deve tratar de possibilidades de colaborações entre o governo federal e o estadual no combate ao crime.
Na terça, dia da operação Castro lembrou pedidos feitos para o uso de blindados da Marinha que foram negados anteriormente. O Ministério da Justiça afirmou que não recebeu nenhum pedido relacionado à operação desta terça-feira e que mantém atuação no estado desde outubro de 2023, por meio da Operação Nacional de Segurança Pública. Ao blog de Andréia Sadi, Lewandowski, disse que a União está à disposição do governo.
Posteriormente, Castro disse que foi mal interpretado no tom das declarações sobre os blindados. Nesta quarta, ele afirmou que “não vai ficar respondendo nem ministro nem autoridade queira transformar esse momento em uma batalha política” e fez um elogio à Fábio Galvão, superintendente regional da PF no Rio.
Também nesta quarta, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou que forças de segurança do Rio de Janeiro, em especial a Polícia Militar, fizeram contatos “no nível operacional” com a Superintendência da PF no estado sobre uma “grande operação” que seria realizada na capital fluminense.
Entretanto, a avaliação da direção regional da PF foi de que a operação “não era razoável” e que não condizia com o modo de atuação da Polícia Federal.
Cláudio Castro afirma que megaoperação policial no Rio foi um “sucesso”




