Réveillon 2025: Copacabana terá 12 minutos de fogos, show da Anitta na virada e interdições em diversas ruas; VEJA esquema
Prefeito elogiou o esquema de segurança da Polícia Militar e disse que será uma festa organizada.
A prefeitura do Rio anunciou, em uma coletiva de imprensa no Centro da Operações da cidade, o esquema operacional municipal para o Réveillon de 2025. Ao todo, são 13 palcos espalhados pelo município com shows.
Em Copacabana, onde ficam os principais palcos, 10 balsas vão garantir 12 minutos de queima de fogos. A novidade para esse ano é um show de luzes e sonoplastia para acompanhar os fogos.
Caetano, Maria Bethânia, Ivete, Anitta e Xande Avião são as atrações em Copacabana.
São 17 ruas de acesso com pontos de revista que começam às 8h do dia 31, e 78 torres de monitoramento da Polícia Militar. O esquema repete o do ano anterior e já tinha sido divulgado. O prefeito Eduardo Paes (PSD) elogiou a estrutura e disse que será uma festa segura e organizada.
A comercialização de garrafas de vidro por ambulantes e o cercamento de área pública por barraqueiros são proibidos. Além da utilização de área maior do que a já concedida por quiosques e a carga e descarga de mercadorias após o horário determinado.
A Marinha deve inspecionar entre 200 e 300 embarcações. Seis navios de cruzeiros foram autorizados a acompanhar os fogos.
A CET-Rio, como de costume, fechará algumas ruas e proibirá estacionamento em determinados espaços. A operação começa no dia 30 a partir das 18h e a Avenida Atlântica será fechada nas duas pistas a partir das 8h do dia 31.
ESQUEMA DE SEGURANÇA
O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou sua operação na semana passada. Segundo o secretário de segurança Victor Santos, 28 mil policiais serão escalados durante a operação em todo o território.
Para a festa de Copacabana, o esquema será o mesmo do ano passado: pontos de bloqueio e revista para evitar que pessoas entrem armadas, com facas ou objetos cortantes, detectores de metais e câmeras de reconhecimento facial. O bairro terá 3.300 policiais, 12% a mais do que no ano anterior. O réveillon em Copa contará com 19 pontos de bloqueio em vias de acesso.
A grande novidade da festa anterior tinha sido o reconhecimento facial, que ajudou a prender um foragido. Atualmente, o sistema identifica também pessoas desaparecidas. O governo avalia que o planejamento deu certo. Segundo o secretário Victor Santos, foi feita uma enquete com quem participou da festa, o que ajudou a avaliar o desempenho.
Todas as imagens geradas por câmeras, tanto as instaladas em vias públicas como as acopladas no fardamento dos policiais militares, estarão sendo transmitidas em tempo real para a equipe de policiais militares do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
As áreas da festa e do entorno serão patrulhadas por aeronaves – helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens também serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel, que ficará estacionado em Copacabana.