Réveillon com chuva desanima setor de bares e restaurantes em Goiânia

chuva

Diferente de anos anteriores, o Réveillon 2023 não tem deixado os empresários de bares e restaurantes de Goiânia animados. A previsão de tempo instável com chuva pode espantar os clientes, assim como o fato de a celebração ser em um dia da semana considerado “desfavorável”. Por outro lado, o setor deve lucrar bem em cidades turísticas do interior goiano.

 

“O comércio em Goiânia não está tão empolgado. A chuva é um fator que atrapalha. A data no domingo acaba ‘matando’ as vendas no fim de semana, mas a turma das cidades turísticas está fazendo eventos e se movimentando pela boa expectativa”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel), Danillo Ramos.

 

De acordo com o Climatempo, a meia-noite de 1º de janeiro em Goiânia tem chance de pancadas de chuva. Os interessados em aproveitar a chegada do Ano Novo precisam estar levar uma capa de chuva e a disposição de desembolsar a partir de R$ 280 em alguns locais. Os estabelecimentos costumam oferecer comes e bebes no pacote e ainda shows ao vivo. 

 

A passagem de ano seria mais uma oportunidade de o segmento tentar recuperar parte dos prejuízos financeiros após meses proibidos de receber público presencialmente durante a pandemia. Além disso, os bares e restaurantes foram bastante impactados com os juros e inflação altos em 2022. Os alimentos, bebidas e produtos como gás de cozinha são essenciais para a atividade.

 

Os jogos da Copa do Mundo deram um empurrãozinho, mas a eliminação do Brasil nas quartas de final frustrou os planos dos empresários de bares e restaurantes. Eles estavam animados com as vendas dos três jogos seguintes. A expectativa era de 30% de aumento , que caiu pela metade para este mês de dezembro com o fim do torneio para os brasileiros.

 

O saldo negativo, no entanto, é pontual, de acordo com a estimativa da Abrasel nacional. A entidade prevê aumento geral do segmento neste ano e em 2023. A projeção para os próximos 12 meses depende do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) já que o setor consegue expandir até 50% a mais sobre o indicador.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos