Press "Enter" to skip to content

Réveillon com chuva desanima setor de bares e restaurantes em Goiânia

Última atualização 29/12/2022 | 17:44

Diferente de anos anteriores, o Réveillon 2023 não tem deixado os empresários de bares e restaurantes de Goiânia animados. A previsão de tempo instável com chuva pode espantar os clientes, assim como o fato de a celebração ser em um dia da semana considerado “desfavorável”. Por outro lado, o setor deve lucrar bem em cidades turísticas do interior goiano.

 

“O comércio em Goiânia não está tão empolgado. A chuva é um fator que atrapalha. A data no domingo acaba ‘matando’ as vendas no fim de semana, mas a turma das cidades turísticas está fazendo eventos e se movimentando pela boa expectativa”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel), Danillo Ramos.

 

De acordo com o Climatempo, a meia-noite de 1º de janeiro em Goiânia tem chance de pancadas de chuva. Os interessados em aproveitar a chegada do Ano Novo precisam estar levar uma capa de chuva e a disposição de desembolsar a partir de R$ 280 em alguns locais. Os estabelecimentos costumam oferecer comes e bebes no pacote e ainda shows ao vivo. 

 

A passagem de ano seria mais uma oportunidade de o segmento tentar recuperar parte dos prejuízos financeiros após meses proibidos de receber público presencialmente durante a pandemia. Além disso, os bares e restaurantes foram bastante impactados com os juros e inflação altos em 2022. Os alimentos, bebidas e produtos como gás de cozinha são essenciais para a atividade.

 

Os jogos da Copa do Mundo deram um empurrãozinho, mas a eliminação do Brasil nas quartas de final frustrou os planos dos empresários de bares e restaurantes. Eles estavam animados com as vendas dos três jogos seguintes. A expectativa era de 30% de aumento , que caiu pela metade para este mês de dezembro com o fim do torneio para os brasileiros.

 

O saldo negativo, no entanto, é pontual, de acordo com a estimativa da Abrasel nacional. A entidade prevê aumento geral do segmento neste ano e em 2023. A projeção para os próximos 12 meses depende do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) já que o setor consegue expandir até 50% a mais sobre o indicador.