Título, virada e primeira vitória: veja os desafios de Caçapa, do Botafogo, contra o Racing
A volta da Recopa será o quarto jogo do interino no comando do Alvinegro, que ainda não conquistou triunfos. O Botafogo precisa vencer por dois gols de diferença para forçar a disputa de pênaltis.
Exatas duas semanas após ser anunciado na madrugada, Cláudio Caçapa terá nesta quinta-feira seu maior desafio como técnico do Botafogo – e justamente no confronto que pode ser sua despedida do comando interino. Precisando reverter uma desvantagem de dois gols, o Alvinegro entra em campo às 21h30, no estádio Nilton Santos, tentando conquistar a Recopa Sul-Americana sobre o Racing, da Argentina.
Botafogo tem torcida especial na Recopa Sul-Americana
Para alcançar esse objetivo, Caçapa e seus comandados precisarão conquistar uma vitória que ainda não foi obtida desde que o interino assumiu. Nas últimas duas semanas, o ex-zagueiro liderou o Botafogo em dois jogos do Campeonato Carioca – empatou com o Boavista na estreia e perdeu para o Vasco no último domingo – além do tropeço por 2 a 0 na ida da Recopa.
“Pensar para a frente significa reverter os dois gols contra o Racing. O pensamento é só esse, o foco é só esse. O trabalho vai ser todo voltado para esse jogo. É uma chance que nós temos após o Carioca. Essa chance já vem na quinta para a gente, quem sabe, bater campeão. Mas isso vai depender daquilo que vamos mostrar em campo. E tenho certeza que vamos mostrar muito mais do que no jogo de ida e muito mais do que o jogo de hoje”, declarou Caçapa após o clássico contra o Vasco que resultou na eliminação do Botafogo no Carioca.
O retrospecto atual é bem distinto se comparado com o de 2023, quando Caçapa comandou o Botafogo pela primeira vez. Há dois anos, ele assumiu o Alvinegro no meio da temporada após Luís Castro aceitar uma proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e entregou o cargo para Bruno Lage na liderança do Brasileirão.
A partida no estádio Nilton Santos marca o retorno de Artur, fora de combate desde que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda contra o Nova Iguaçu, e de Gregore – este cumpriu suspensão na ida contra o Racing após ser expulso na final da Conmebol Libertadores. Caçapa deve escalar Jair para compor a dupla de zaga com Barboza; Bastos segue em recuperação de um trauma no joelho esquerdo.
Vale ressaltar, no entanto, que Caçapa foi contratado como auxiliar técnico permanente. Mesmo com a chegada de um novo treinador, o ex-zagueiro continuará fazendo parte do dia a dia alvinegro como membro da comissão técnica.