Revitalização de equipamentos históricos valoriza a cultura goianiense

Em Goiânia, a Prefeitura, tem investido na preservação da memória da cidade através de revitalização e restauração de equipamentos históricos. Neste projeto já foram concluídos quatro obras. Dentro do Programa ReViva Goiânia, a mais recente entrega foi a Praça Germano Roriz, conhecida como Praça do Cruzeiro, no Setor Sul.

Segundo o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o trabalho de recuperar e proteger os patrimônios históricos goianiense desperto o amor da população pela cidade, que tem uma história construída que não pode ser descartada.

O projeto Reviva Goiânia também restaurou a Estação Ferroviária, trabalho coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ganhando atenção três elementos simbólicos do lugar: a locomotiva, conhecida como Maria Fumaça, foi toda restaurada; o tradicional relógio da torre foi recuperado e voltou a funcionar; e os dois painéis de Frei Confaloni, com os afrescos originais, marcos das artes plásticas em Goiás, foram restaurados. 

A Prefeitura também revitalizou outro ponto histórico da capital: a Rua do Lazer, local exclusivo para pedestres. Nos anos 80, este era um dos pontos de maior destaque no centro e ganhou novo calçamento, iluminação e becos decorados com grafites. A reforma visa que o local volte a ser um espaço de convivência e lazer para as famílias da cidade.

Outro local reformado foi o coreto da Praça Cívica, um dos monumentos mais representativos do estilo Art Déco em Goiânia. A obra foi realizado pelo Iphan, que está restaurando a torre do relógio da Avenida Goiás.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp