Bonde centenário de Santos passa por revitalização total; entenda
Segundo a prefeitura, o objetivo é devolver o Bonde 38 à frota da linha turística, resgatando as características que o veículo tinha na década de 1950.
Centenário bonde de Santos, SP, passará por revitalização total; entenda — Foto: Prefeitura de Santos
O centenário Bonde 38 passará por revitalização total em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, o objetivo é devolvê-lo à frota da linha turística, resgatando as características que tinha na década de 1950.
De acordo com a administração municipal, o bonde foi fabricado na Escócia para atender o sistema original de transporte da cidade em 1911. Na última quinta-feira (4), ele foi estacionado no pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para iniciar o processo de manutenção, que inclui a confecção de novas peças, assentos, substituição da cobertura e piso e instalação de novas rodas.
O veículo será elétrico e, ainda segundo a prefeitura, deve ser o quarto da frota a receber placas de energia solar. O município acrescentou que trabalha para que o bonde seja adaptado e acessível. Não há informações sobre a data para a conclusão do procedimento e o investimento feito.
A linha turística do bonde atualmente conta com seis veículos, que funcionam de terça-feira a domingo, com saídas a cada 30 minutos, e aos sábados, a cada 20 minutos. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria no Museu Pelé, no Largo Marquês de Monte Alegre, por R$ 7,00. Idosos, estudantes, professores e pessoas com deficiência pagam meia-entrada, no valor de R$ 3,50. Crianças menores de 5 anos no colo não pagam.